Pelo visto, o deputado federal Dr. Rosinha (PT) está tendo a mesma impressão que a maioria dos paranaenses. Os ex-diretores da Assembleia serão responsabilizados por todos os atos secretos e desvio de dinheiro público, enquanto os atuais e ex-deputados sairão ilesos. Pelo twitter, Rosinha questionou: Quando o Ministério Público começará a indiciar deputados pelo escândalo de corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná?. Importante lembrar que todas as nomeações indicadas pelos ex-diretores dependiam da assinatura dos membros da Mesa Diretora para serem efetivadas.

Enquanto isso…
Enquanto Rosinha cobrava do MP ação contra os deputados que ocupam cargos de direção na Assembleia, a bancada estadual do PT divulgava ontem uma nota tentando justificar o fato do partido continuar candidamente ocupando cargo na Mesa Executiva do Legislativo, como se nada estivesse acontecendo. A nota usa aquele típico linguajar de enrolação que não diz nada. Alega que a participação do partido na Mesa Diretora da Casa segue o princípio da proporcionalidade das bancadas. E que diante das medidas moralizadoras tomadas pela atual cúpula da Assembleia, a bancada decidiu permanecer na mesa diretora. E que a decisão tem o apoio da Executiva Estadual da legenda. O que o PT não esclarece é se afinal de contas os deputados do partido que ocupam cargos de direção tinham ou não conhecimento do que acontecia na administração da Assembleia. É a velha tática do se fingir de morto para ver se o problema é esquecido. 

Corte
O deputado Jocelito Canto (PTB) leu ontem em plenário o projeto que vai apresentar para aumentar os recursos para área da segurança. De acordo com o texto, a Assembleia destinará 1% de sua receita para a área. O Legislativo recebe todos os anos 5% do orçamento estadual. O projeto prevê ainda que o Tribunal de Contas também terá sua receita cortada de 5% para 4%. O Judiciário que tem 9% reservado, passará a receber 8%. O Ministério Público (MP/PR) perderá 0,5%. O Governo do Estado vai colocar mais 1,5% em segurança pública. Segundo Canto, a medida aumentaria em meio bilhão de reais o orçamento da segurança pública, que hoje não passa de R$ 1,5 bilhão.

Sem volta
Integrantes da cúpula do PDT do senador Osmar Dias consideram não haver mais nenhuma chance de acordo com o PT para as eleições no Paraná. Avaliam que os ataques de caciques petistas – principalmente dos deputados Enio Verri e André Vargas – inviabilizaram uma reaproximação. E que até agora a cúpula nacional do PT, incluindo o presidente Lula, não demonstrou qualquer vontade de interferir para reverter o impasse.

Lixo
Municípios da região metropolitana de Curitiba (RMC) correm sério risco de não ter onde depositar o lixo nos próximos meses. Na próxima segunda-feira, a Comissão de Assuntos Metropolitanos da Câmara de Curitiba se reúne para analisar o projeto 005.0089/2010 – autoria Denílson Pires (DEM) – que proíbe o transbordo ou disposição final de resíduos provenientes de outros municípios em Curitiba. Agora cada município terá que cuidar do seu lixo, explica Julieta Reis (DEM). Segundo os vereadores, a restrição seria a única solução para prolongar a vida útil do aterro da Caximba. No ritmo atual, o aterro deve atingir seu limite no final de 2010.

Insegurança
O vereador Roberto Acioli (PV) trabalha em um projeto para obrigar a identificação de todas as pessoas que entram em agências bancárias. A ideia é equipar os bancos com câmeras fotográficas e exigir documento de identificação. O objetivo é combater a onda de assaltos a usuários de agências bancárias. Na semana que vem, um grupo de vereadores vai percorrer as agências fiscalizando quais estão descumprindo a lei que obriga a instalação de biombos separando os caixas. O vereador Algaci Túlio (PMDB) chegou a citar nominalmente os bancos Itaú e Bradesco como irregulares.

Gripe A
O tempo esquentou na sessão de ontem da Câmara de Curitiba. Os vereadores acabaram elevando o tom contra os representantes do PT na Casa. Tudo começou quando o vereador Celso Torquato (PSDB) subiu a tribuna para criticar a derrubada da decisão da juíza Gisele Lemke, que obrigava o governo federal a disponibilizar vacina antigripe A para todos os paranaenses. Os petistas Pedro Paulo e Professora Josete saíram em defesa do governo Lula (PT). No final, a maioria dos parlamentares acabaram se unindo contra os petistas, alegando que o inverno é mais rígido no sul do país.

Orquestrada
O Fórum Popular Contra o Pedágio quer ter acesso aos detalhes do termo aditivo ao contrato de concessão assinado em 2000 entre o Paraná e as empresas de pedágio. O Fórum entrou com uma notícia-crime no Ministério Público Federal  A ação do  surge no mesmo momento em que Roberto Requião (PMDB) se manifesta contra a negociação do governador Orlando Pessuti (PMDB) com as concessionárias

Em alta
A Universidade Federal do Paraná irá contratar 180 profissionais de saúde para atuar exclusivamente no Hospital de Clínicas. As vagas liberadas no último dia 29 pelo Ministério do Planejamento serão preenchidas mediante teste seletivo do  Núcleo de Concurso da Instituição.

Em baixa
A Fifa prepara terreno para mudanças de sede ou estádio escolhidos para abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014. Tudo será feito com base na vistoria do Comitê Organizador local, entre 5 e 20 de maio, nas 12 cidades que vão receber as partidas. Providências devem ser tomadas.