Por trás da briga de foice pela presidência da Assembléia Legislativa está algo muito mais importante: a sucessão do governador Roberto Requião (PMDB). É que em 2010, Requião não poderá disputar novo mandato para o governo, e deve deixar o cargo para tentar uma eleição para o Senado ou perseguir o sonho de concorrer à Presidência. Quem estiver no comando da Assembléia fatalmente terá um papel preponderante na escolha do candidato governista à sucessão do governador.


Vaidade
Também fica evidente no quadro da atual disputa que dentro do PMDB as diferenças pessoais são maiores do que o interesse partidário. Isso explica o fato de boa parte dos deputados peemedebistas preferir apoiar um candidato de outro partido à Presidência da Assembléia, ao invés de encampar um nome de sua própria legenda.


 


Duas medidas
Depois de um tempo sumido, o procurador-geral da Justiça do Paraná, Milton Riquelme de Macedo, assinou anteprojeto de lei para a criação de uma Promotoria de Justiça de Proteção dos Direitos Humanos  em Curitiba para atuar na área cível e criminal Agora o Colégio de Procuradores analisa a proposta e decide sobre se envia ou não à Assembléia Legislativa. Quanto à Promotoria de Investigações Criminais (PIC), continua como está. Não é desmontada oficialmente, mas fica na geladeira.


De olho
A Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara Federal aprovou ontem a instituição de uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC), para averiguar os danos decorrentes dos quase nove meses de ocupação das instalações da Syngenta, em Santa Tereza do Oeste, próxima a Cascavel, por integrantes do movimento denominado Via Campesina, no Paraná.


De olho (II)
De acordo com o relator , deputado federal Eduardo Sciarra (PFL), o decreto de desapropriação, de autoria do governo do Estado, não impede que se apurem as responsabilidades por dano por parte dos invasores e eventual omissão das autoridades no processo, que ignoraram duas  ordens judiciais de  reintegração  de posse da propriedade, concedidas pela Justiça.


Concorrente
A CPI dos Grampos – que já nasceu com a pecha de “laranja” e “chapa-branca” – tenta novamente hoje ouvir o policial civil Délcio Razera – cujo depoimento na segunda-feira foi adiado porque só três dos sete deputados da comissão apareceu. O detalhe é que o novo depoimento foi marcado para as 17 horas – mesmo horário da eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas no plenário da Assembléia.


Agenda cheia
O senador Alvaro Dias (PSDB) vai visitar na tarde de hoje o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) e comunicar o presidente desembargador Clotário Portugual de Macedo Neto que não poderá comparecer a diplomação dos eleitos marcada para o próximo dia 19. Na mesma data, o tucano receberá o troféu do Prêmio Congresso em Foco, em Brasília. Através do voto de 624.381 internautas de todo país, o paranaense foi eleito o melhor entre os 81 senadores. Alvaro Dias mandará um representante para receber o diploma .


Tartaruga
O Tribunal Regional Federal da 4º Região em Porto Alegre finalmente recebeu, às 19 horas de ontem, os seis recursos do governo do Paraná contra as liminares que autorizaram as concessionárias que administram rodovias no Estado a reajustarem as tarifas entre 3,3% e 10%, desde o último dia 1.



Em alta
Os Juizados de Violência contra a Mulher, Crianças e Adolescentes serão instalados em janeiro. Foi uma das decisões de  reunião realizada ontem. A reunião foi presidida pelo desembargador Moacir Guimarães, vice-presidente do Tribunal de Justiça.


Em baixa
Os deputados continuam achando que quantidade é qualidade. Segundo o parecer da Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa, foram apresentadas 5701 emendas à proposta. Somente 1943 foram acolhidas. O assunto segue hoje  para o plenário da Casa.