Secretários da área administrativa e financeira do governo do Estado se reúnem hoje para discutir o pagamento do reajuste salarial de 5% para o funcionalismo. Aprovada em março pela Assembleia Legislativa, a reposição não foi paga até agora por conta da queda de 4% da receita do Estado no primeiro quadrimestre em relação ao previsto no Orçamento. Por conta da legislação eleitoral, se o reajuste não for aplicado até 1º de junho, só poderá ser pago após as eleições de outubro. A estimativa oficial é de que o aumento representará um gasto adicional de R$ 67,7 milhões ao mês com a folha de pagamento de pessoal.
Gana comunicativa
Quem segue o ex-governador Roberto Requião (PMDB) pelo twitter fica com a clara impressão que ele não se conforma com a perda de espaço na mídia após a renúncia. Pelo microblog, o peemedebista dá opiniões o tempo todo, divulga vídeos e interage com os demais usuários. A gana comunicativa explica o comportamento de Requião enquanto governador. O antecessor de Orlando Pessuti (PMDB) sempre criava novas bravatas e se mantinha no centro das atenções.
Programa
O diretório estadual do PP reúne hoje prefeitos e pré-candidatos para apresentar o plano de governo do PP, resultado da Caravana Progressista que visitou os 399 municípios do Paraná.Pré-candidato ao Senado, o deputado federal e presidente estadual do partido, Ricardo Barros, comanda o evento. Oficialmente o PP ainda se diz indeciso, mas é quase certo que o partido feche o apoio ao tucano Beto Richa (PSDB), que teria dado a garantia a Barros de uma vaga na disputa pelo Senado.
Foco
Diante do impasse nas negociações com o pré-candidato do PDT ao governo e senador Osmar Dias, o secretário de Relações Institucionais do PT do Paraná, Zeca Dirceu (foto), defendeu, nos encontros da Executiva e do Diretório no final de semana em Curitiba, que o partido se concentre na pré-campanha de Dilma Roussef à Presidência. A decisão sobre as alianças estaduais devem se estender até o final de junho, até lá vamos levar essa questão com muita ponderação e respeito. Mas, de imediato, o PT vai se concentrar na pré-campanha da ministra Dilma no Paraná, disse o filho do ex-ministro José Dirceu.
Argumento
Os petistas comemoram a ascensão de Dilma no Paraná nas últimas pesquisas, tanto do Vox Populi como no Datafolha. Segundo eles, esse crescimento pode inclusive servir como argumento para atrair outros partidos para o palanque da petista no Estado. Na pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, que aponta o empate de 37% a 37% entre Dilma e Serra, no sul do país, a diferença que era de 22 pontos, hoje está na casa dos três pontos pró-candidato tucano.
Em frente
Enquanto o PT bate cabeça e ainda tenta resgatar a aliança com PDT no Paraná, a pré-candidata do partido ao Senado, Gleisi Hoffmann, vai cuidando de seus interesses. No final de semana, a petista reuniu lideranças de diversas regiões do estado para divulgar suas propostas.
Perto do fim
Queira ou não, o senador Osmar Dias (PDT) terá que definir nos próximos dias qual será seu papel nas eleições de outubro. Os partidos têm até o mês que vem para definir quem serão seus candidatos. Na última semana, o pedetista esteve em São Paulo conversando com o presidenciável tucano José Serra, que reforçou o convite para que Dias apoie a candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo do Paraná e dispute um novo mandato de oito anos no Senado. Nesta semana, o encontro será em Brasília com o presidente Lula (PT) e terá a participação também da alta cúpula do PMDB. A ideia é tentar convencer os peemedebistas a abrirem mão da candidatura do governador Orlando Pessuti à reeleição para integrar uma chapa encabeçada pelo senador pedetista, integrada também pelo PT e outros partidos da base do governo Lula.
Segurança privada
A Assembleia Legislativa realiza amanhã, a partir das 8h30, no plenarinho, uma audiência pública que vai reunir entidades de classe da segurança privada e representantes de setores da segurança pública do governo do Paraná. Estará em pauta o debate sobre conflitos envolvendo a prática clandestina de serviços de vigilância e o papel do policial e do vigilante patrimonial na sociedade. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Péricles de Mello (PT), em parceria com o Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região e a Federação dos Vigilantes do Paraná. Para debater a questão, a audiência vai contar com representantes da segurança pública e privada. Confirmaram presença representantes do Comando da Polícia da Capital; da Secretaria de Estado da Segurança Pública; da Polícia Civil; da Confederação Nacional dos Vigilantes; além das entidades de setores da segurança privada no Paraná.
Parabólica
Deletar um e-mail ou um arquivo todos sabemos fazer, mas infelizmente ainda não foi criado nenhuma solução fácil que elimine o lixo tecnológico, que a evolução tecnologia vêem criando no mundo e que afeta a todos nós. Pense rapidamente: somente na sua casa, quantos aparelhos de televisão, celulares e computadores você não usa mais e estão encostado em algum canto? Isso sem contar cabos e eletrodomésticos em desuso. E isso é grave. Afinal, o lixo tecnológico traz danos bem mais sérios que a chateação causada por um e-mail indesejável que deletamos com facilidade. O que fazer com todo esta montanha de lixo e como não deixar que o consumo desenfreado produza mais estes resíduos serão algumas abordagens do II Seminário de Reciclagem de Lixo Tecnológico, que será realizado dia 27 de maio, na Universidade Católica em Curitiba.
Em alta
O BRASIL está pronto para dominar o ciclo nuclear completo em escala industrial. A inauguração da primeira fase da Usina prevista para este ano, permitirá que o país atue em todas as etapas do beneficiamento do mineral radioativo, desde a extração até a fabricação.
Em baixa
O Ministério Público Eleitoral entrou com uma representação ontem contra a pré-candidata do PV à Presidência, MARINA SILVA, por propaganda eleitoral antecipada. Marina teria promovido sua candidatura no encontro do Instituto Democracia e Sustentabilidade.