No site pode (I)
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, ontem, que o prefeito Beto Richa, candidato à reeleição pela coligação Curitiba – o Trabalho Continua, pode usar seu site na internet para divulgar as realizações de sua administração. “Não há nenhuma vedação legal a que o candidato (Beto Richa) noticie seus feitos enquanto prefeito. Isso não pode ser considerado propaganda institucional”, afirma a juíza Gisele Lemke, na liminar que cassou a decisão do juiz da 177ª zona eleitoral.

No site pode (II)
No recurso ajuizado ao TRE, os advogados da coligação de Beto Richa enfatizaram que a publicidade veiculada no site é inteiramente legal, pois paga com recursos particulares, sendo direito do candidato divulgar seu trabalho como prefeito de Curitiba.

“Fora”
O presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, não poderá se licenciar do cargo para ajudar na campanha da ex-diretora da empresa Gleisi Hoffmann à Prefeitura de Curitiba. Pelo menos no mês de agosto. É que no dia 15 Carlos Mateo Balmelli assumirá o cargo de diretor-geral juntamente com o presidente eleito Fernando Lugo, que durante a disputa eleitoral no Paraguai questionou os valores que o Brasil paga pela energia excedente comprada do país vizinho. A primeira reunião entre Samek e Balmelli foi na sexta-feira e o presidente Lula quer que Samek cuide bem deste assunto.

Condenados
O juiz da 1ª zona eleitoral, Roberto Massaro, tem até o próximo dia 16 para julgar todas os pedidos de impugnação de candidaturas. Entre elas estão os casos dos vereadores de Curitiba, Elias Vidal, Paulo Frote e Custódio da Silva, denunciados pelo MP como “fichas-sujas” por já terem sido condenados judicialmente.

Contas
Em tempo. Os candidatos e comitês Financeiros estão obrigados a divulgar os recursos arrecadados — em dinheiro ou estimáveis em dinheiro —, que tenham recebido para financiamento de suas campanhas eleitorais, assim como os gastos já efetuados. A determinação é da Justiça Eleitoral e o prazo é entre 1º e 6 de agosto.

À distância
No próximo dia 27, a Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE iniciará o curso de nível superior de Tecnologia em Gestão Municipal que formará 4.200 servidores públicos paranaenses. Com duração de 25 meses, o novo curso faz parte do programa de ensino à distância da Escola de Gestão. Das 4.200 vagas, 200 serão preenchidas por servidores do próprio TCE, que assistirão as aulas em Curitiba. Os demais alunos – servidores de Prefeituras e Câmaras Municipais – se reunirão em salas distribuídas por todas as regiões do Estado.

Carangueijo
O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) sonha com um segundo semestre mais produtivo na AL. Hoje os parlamentares retornam do recesso, pressionados pelas cobranças de transparência na divulgação dos gastos e salários do Legislativo estadual. “O mínimo que podemos fazer é divulgar todos os ocupantes de cargos, onde vivem e seus salários. É hora da Assembléia andar pra frente”. Tomara.

Audiências
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Moraes, já avisou que pretende retomar as audiências em vários bairros da capital para discutir com a comunidade os problemas relacionados à violência em Curitiba, independent da eleição municipal. As reuniões serão marcadas neste ano.

Em alta
Instituições que representam diversos segmentos da sociedade assinam hoje na sede da OAB Paraná, em Curitiba, o manifesto do Comitê Cidadania e Voto Consciente. O atendimento aos eleitores erá feito pessoalmente ou por telefone.

Em baixa
A novela sobre a nomeação de Maurício Requião para o Tribunal de  Contas  (TC) deve continuar nesta semana. Na semana passada, ele obteve uma vitória no Órgão Especial do Tribunal de Justiça, mas ainda não pode assumir o cargo.