O deputado federal Rodrigo Rocha Loures decidiu não engolir o “prato feito” do governador Requião, e confirmou na sexta-feira que vai disputar a indicação de candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, contra o nome ungido pelo “rei”, o reitor da UFPR, Carlos Moreira Jr. Para isso, promete estabelecer contatos diretos com os convencionais do partido para apresentar seu projeto.


Dependência
A verdade é que com exceção de Requião, e dos aspones mais próximos, ninguém no PMDB se empolga com a candidatura de Moreira. Até agora sua indicação só foi tolerada porque boa parte dos dirigentes peemedebistas é monitorado por controle remoto pelo governador, e depende de cargo de confiança no governo para sobreviver. ´


Peso
O pequeno PHS oficializa neste sábado apoio à candidatura da petista Gleisi Hoffmann à prefeitura de Curitiba. Para se ter uma idéia do peso que essa adesão significa, nas últimas eleições municipais da Capital, o PHS registrou incríveis 3.213 votos para vereador em Curitiba, em 2004.


Brilhante
Na última sexta-feira, a agência estadual de notícias comemorava a atuação “decisiva” de Requião na luta do Paraná para se livrar da multa do Banestado. De acordo com o texto, graças a um pedido do governador, o senador Valdir Raupp (PMDB/RO) tinha aceitado ser o relator do novo projeto de resolução na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A matéria só omite um “pequenino” detalhe: a participação de Raupp como relator já havia sido acertada com o senador Osmar Dias há mais de duas semanas.


Desabafo
O líder da bancada de oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB) resolveu desabafar quando questionado sobre a relação entre o Legislativo e Executivo. Tem uma fatia dos deputados que votam com o governo sem saber se a proposta é boa ou não. As benesses do poder são mais importantes que os interesses dos paranaenses”.


Degolados
Já são 66 os vereadores do PR que perderam o mandato por terem contrariado a regra da infidelidade partidária. Na última sessão da semana (quinta-feira), mais dois foram degolados. José Strapasson, de Colombo, que se elegeu pelo PTN e está no PC do B; e Dorival Braz Pini, de São Manoel do Paraná, que trocou o PPS pelo PR.


Bate-chapa
Duas chapas disputam amanhã a convenção estadual do PTB, que elegerá o novo presidente do partido no Paraná. O deputado federal Alex Canziani concorre pela “14 é PTB. É Paraná”. O empresário Flávio Martinez – que ocupa hoje a vice-presidência nacional da legenda, pela chapa “PTB com José Carlos Martinez”. A eleição deve reunir cerca de 260 convencionais e ter a presença do presidente nacional do partido, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, cassado pela Câmara Federal depois de detonar o escândalo do mensalão. A disputa também definirá a executiva do partido, o Conselho de Ética e Disciplina Partidária, Conselho Fiscal e os delegados à Convenção Nacional do PTB.


Ironia
Na sexta-feira, os funcionários da sede da Sanepar, no Rebouças, ficaram sem água. Um registro da caixa d’água da estourou e inundou toda a escadaria. O conserto demorou a tarde toda.


Em alta
O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, determinou encaminhamento ao Conselho Nacional de Justiça da representação contra o juiz do Trabalho Bento Luiz de Azambuja Moreira, de Cascavel. Ele proibiu um trabalhador de entrar na audiência de chinelos.


Em baixa
AEduardo Ballarin, superintendente de planejamento da Infraero, enterrou qualquer possibilidade de construção da terceira pista do aeroporto Afonso Pena. Foi no encontro que teve hoje à tarde com empresários e políticos. Disse que não há plano, dinheiro, etc e tal.