Depois da derrota, o coordenador da campanha de Gleisi Hoffmann (PT), vereador André Passos, disse ontem na Câmara que o partido tem que passar por uma reflexão em Curitiba. O que mais preocupa os petista é resultado da eleição proporcional. Na chapa de 51 candidatos à vereador, 33 fizeram menos de 500 votos. Três se elegeram. “Temos que reconhecer que o PT teve uma grande derrota em Curitiba, muito disto por mérito do governo Beto Richa”.Para Passos, esta foi uma eleição da continuidade, porque facilitou vitória aos prefeitos que estavam no poder e  derrota, para os que almejavam o posto.


Visita
Alguns vereadores de “primeira viagem” – Odilon Volkmann (PSDB), Renata Bueno (PPS) e Dirceu Moreira (PSL) – foram até a Câmara de Curitiba conhecer as instalações e conversar com o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB).


Musa
Todas as atenções do vereadores homens estavam voltadas para Renata Bueno. A beleza da filha do presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, foi alvo de muitos comentários no plenário. Alguns dos atuais parlamentares já dizem que Renata é a nova musa da Casa.


Pedido
O vereador Tito Zeglin (PDT) usou a tribuna, na tarde de ontem, para pedir uma vaga para o correligionário Jorge Bernardi, que acabou ficando como primeiro suplente. Para que Bernardi continue na Casa, uma alternativa seria um dos eleitos do PDT ser escolhido para compor o secretariado de Beto Richa (PSDB).


Tolice
O governador Requião afirmou que o Brasil não está imune à grave crise que atinge o sistema financeiro internacional. “O Brasil vai bem, o Paraná vai bem, mas dizer que não seremos atingidos é uma tolice”, disse ontem na “escolinha”.


Parceria
O Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado firmaram ontem termo de cooperação que possibilitará a troca de informações e a intervenção dos Promotores de Justiça para garantir o ressarcimento, ao erário, de verbas devidas por agentes condenados pelo TC por má-gestão de recursos públicos. A parceria prevê ainda a fiscalização conjunta a respeito da aplicação, pelos Municípios, das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


Farra de cargos
A Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Mangueirinha, na região de Pato Branco, Sudoeste do Estado, propôs na segunda-feira cinco ações civis públicas que denunciam contratação irregular de servidores para cargos comissionados no Município. No total, o MP apontou a criação de 117 cargos em comissão, funções de assessoramento que, na verdade, estariam preenchidas por pessoas que trabalham em áreas técnicas, como vigias, professores, faxineiros, mecânicos e recepcionistas, entre outras funções. Além da demissão dos contratados indevidamente, o MP pede a condenação do prefeito Miguel Carlos Rodrigues de Aguiar por de improbidade administrativa. A Promotoria revelou, por exemplo, um suposto “esquema” para acobertar a contratação de um idoso: a esposa dele foi nomeada para o cargo, mas quem cumpria expediente era ele. Ambos com mais de 70 anos e com a saúde debilitada, impedidos pela Constituição Federal de ocupar tais cargos.


Em alta
O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), mesmo sem a bênção do chefe Requião começou a a campanha ser o  candidato do PMDB ao governo do Estado em 2010. “Quero e trabalho para isso”, disse o Pessuti, em entrevista à CBN.


Em baixa
O projeto que altera o ICMS é uma prato cheio para a oposição. O  deputado estadual Élio Rush (DEM) diz que  a mensagem com as alterações propostas por Requião acarretará um uma série de aumentos, por isso pede mais discussão.