Enquanto se estranha com Osmar Dias (PDT), o PT paranaense faz o movimento contrário, e se aproxima do PMDB de Requião. Ao mesmo tempo, o PSDB – que andava cada vez mais distanciado do senador – voltou a dar sinais de interesse em reatar uma aliança com o pedetista. As voltas e reviravoltas que o cenário sucessório estadual parecem que não vão parar tão cedo.
Troca
Ao comprar briga com os sem terra, Osmar mostra que não está disposto a trocar o apoio que tem no meio ruralista pelo do PT de Lula e Dilma. Até porque, avalia, poderia ficar sem um e sem outro, já que mesmo que a aliança seja formalizada, ele sabe que boa parte dos petistas não engole sua candidatura e pode fazer corpo mole na campanha do ano que vem.
Sem medo
Justiça seja feita. Nem todo o PT paranaense age como o candidato de situação à presidência do partido, secretário do Planejamento, Ênio Verri, que se recusou a dar entrevista sobre a disputa alegando um suposto veto nas regras da eleição interna. Márcio Pessati, candidato do grupo do deputado federal Dr Rosinha, por exemplo, não teve qualquer problema em responder os mesmos questionamentos dirigidos a Verri.
Enquadramento
Todos os candidatos de “oposição” à atual direção petista são unânimes na avaliação de que se o partido continuar deixando de disputar eleições com candidatos próprios, vai encolher cada vez mais no Paraná. O problema é que ontem mesmo a mídia nacional confirmava a informação de que o presidente Lula mandou a direção nacional “enquadrar” as direções regionais que não aceitarem abrir mão de lançar candidato próprio aos governos estaduais para atrair o apoio do PMDB à Dilma Roussef. E o Paraná está na lista de Lula e da cúpula nacional da sigla.
Protesto na RMC (I)
Prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) fazem hoje protesto em alusão ao Dia Nacional em Defesa dos Municípios. A data, idealizada pela Confederação Nacional dos Municípios, foi instituída com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as dificuldades econômicas que os municípios enfrentam em decorrência da conjuntura econômica atual. Para o Presidente da Associação dos Municípios da região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Edson Basso, os municípios arcam com a maior parte das despesas de atenção básica a população. “A crise econômica agravou este quadro. Com a queda nos repasses da União, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por exemplo, cidades da nossa região demitiram funcionários e paralisaram serviços essenciais à população” diz.
Protesto na RMC (II)
Algumas prefeituras organizarão atos para marcar a data. Em Campo Largo, está prevista uma concentração que deve reunir servidores públicos, vereadores, lideranças comunitárias e sociedade. Em Colombo, o prefeito J. Camargo dará uma entrevista coletiva onde pretende abordar o assunto. No município de Balsa Nova, o prefeito Dinho Costa fará um pronunciamento em frente à sede da prefeitura onde pretende abordar as dificuldades financeiras que a cidade enfrenta com a queda da arrecadação. Já em Contenda, esta prevista uma reunião entre membros do poder público e lideranças comunitárias locais. Na cidade da Lapa, o prefeito Paulo César Furiati se reúne com funcionários e sociedade local para apresentar um balanço da arrecadação municipal e as dificuldades do município. Todos os eventos estão programados para 8h30.
Concessão
O Tribunal de Contas aceitou denúncia contra a Prefeitura de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba), a respeito da outorga de “concessão pública” de monitoramento foto-eletrônico de trânsito, firmado com a empresa Eliseu Kopp & Cia Ltda, vencedora da concorrência. O ex-prefeito Antônio Wandscheer é acusado de ter optado pela concessão do serviço para fugir às limitações da lei de licitações, especialmente quanto ao prazo máximo da contratação, cujo limite legal é de 60 meses, ao passo que a concessão tem prazo de dez anos, prorrogáveis por igual período. O corregedor Caio Márcio Nogueira Soares determinou a rescisão do contrato.
Agenda
Roberto Requião e Orlando Pessuti, as duas principais lideranças do PMDB do Paraná, participam amanhã, às 11h, da convenção do partido em Curitiba. “A candidatura de Orlando Pessuti em 2010 não é só uma necessidade. É um imperativo absoluto”, disse Requião ontem ao convocar a militância.
Em alta
Entrou na fase de acabamento a reforma do primeiro bloco da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), que está sendo feita pela Prefeitura de Curitiba. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras estão trabalhando dentro e fora do prédio.
Em baixa
O custo da nova versão do Enem, que será nos dias 5 e 6 de dezembro, já ultrapassa os R$ 130 milhões – sem levar em conta os R$ 35 milhões já pagos ao consórcio Connasel, apontado como responsável pelo vazamento da primeira prova, que o ministério pretende reaver.