O PMDB adiou do próximo dia 3 para 31 de outubro a “chamada geral” de lançamento da candidatura do vice-governador Orlando Pessuti ao governo do Estado para 2010. A justificativa é aproveitar a data das convenções municipais para fazer a tal mobilização em favor de Pessuti, que corre o risco de ser abandonado pelos deputados peemedebistas. Mais preocupados com sua própria reeleição e incrédulos em relação as reais chances eleitorais do vice, os parlamentares rodeiam a cerca do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) cada vez mais ostensivamente.


Limite
Há quem diga, inclusive, que deputados do PMDB queriam adiar por tempo indeterminado e de preferência para o dia do nunca, o lançamento da candidatura de Pessuti ao governo. Tudo na esperança de que até lá, evoluam as negociações com os tucanos. O problema é que em abril de 2010, o vice assume o governo no lugar de Requião, que se deixa o cargo para disputar vaga no Senado. E aí, os “infiéis” poderão sofrer duras represálias do novo governador.


Voando
Final de semana movimentado para os tucanos e pré-candidatos à sucessão de Roberto Requião (PMDB), em 2010. O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) faz palestra e visita correligionários no Oeste e Sudoeste. Já o senador Álvaro Dias percorre as regiões de Londrina e Maringá.


 


Secretaria
O deputado Mauro Moraes (PMDB) voltou a defender a criação de uma secretaria estadual para cuidar exclusivamente do litoral paranaense, incluindo assuntos relacionados aos portos de Paranaguá e Antonina. Segundo ele, o Estado não pode continuar pensando em obras no litoral apenas para receber turistas. “É preciso um trabalho continuo para garantir estrutura permanente em todos os municípios litorâneos”, alega. Resta saber se a nova secretaria seria para valer mesmo, ou só para acomodar mais um parente ou apaniguado de quem está no poder.


Refém
O deputado federal Eduardo Sciarra (DEM) afirmou ontem que o país não pode se “tornar refém” do MST. Na semana passada, em declaração ao site da revista Veja, o porta-voz nacional do movimento, João Paulo Rodrigues, ameaçou a invasão de terras produtivas caso o governo não atualize os índices de produtividade. Para Sciarra, o MST há muito tempo deixou de ser um movimento social para se tornar um movimento fora da Lei.


CPI
No Congresso, a senadora Kátia Abreu (DEM/TO) e outras lideranças do setor agropecuário colhem assinaturas para a abertura de uma CPI Mista para investigar o aporte de dinheiro público nos cofres do MST. No Senado já foram colhidas 29 assinaturas para a abertura da comissão – são necessárias 27). Na Câmara Federal, o mínimo de 171 adesões já foi alcançado.


 


Copa na pauta (I)
Os vereadores Mario Celso Cunha (PSB), Pedro Paulo (PT) e Jair César (PSDB) estão em Salvador (BA), onde participam do 2º Fórum dos Arquitetos da Copa do Mundo 2014. O evento acontece desde ontem na capital baiana e reúne representantes das doze cidades sedes, quando serão tratados assuntos referentes aos estádios, principalmente na questão sustentabilidade.


Copa na pauta (II)
Além dos representantes da cidade, engenheiros e arquitetos das cidades pré-selecionadas, também estarão presentes engenheiros e autores de projetos das cidades que não foram contempladas. Uma das estrelas do Fórum será o economista norte americano Ian Mckes, credenciado pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e tem o poder de certificar construções sustentáveis no mundo todo. Ele é o autor do Projeto Copa Verde que inclui planos para os estádios sustentáveis. Segundo o encargo de cadernos da FIFA, todos os doze estádios terão que possuir o selo verde, fornecido pelo LEED, um conselho que atua em 115 países.


Agenda
A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assinam, hoje o  termo de cooperação para desenvolvimento de projetos de acessibilidade na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O documento será assinado durante o Seminário Técnico do Programa Universidade Sem Fronteiras, às 16h, no auditório do campus Cedeteg, em Guarapuava.


 A Juventude do PSDB de Curitiba e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) realizarão amanhã às 15h, a apresentação e aula inaugural do Curso de Formação Política à Distância (E-Lap). O encontro na capital contará com a presença de convidados, como o Deputado Federal Gustavo Fruet As vagas são limitadas e a entrada franca.



Em alta
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba aprovou parecer técnico do relator Serginho do Posto (PSDB) ao projeto da prefeitura que reajusta para R$ 2.790,00 os subsídios dos conselheiros tutelares.


Em baixa
Senadores favoráveis a mudanças na lei eleitoral criticam a decisão do Senado de adiar, mais uma vez, a análise dos pontos polêmicos da mini-reforma eleitoral.Novo adiamento inviabilize a aplicação das regras no ano que vem.