Já está pronto o roteiro para que o governador Roberto Requião (PMDB) justifique seu desembarque na campanha do presidenciável tucano José Serra (PSDB) no ano que vem. Inicialmente pró-Dilma, Requião já começou a espernear contra o acordo de cúpula do PMDB em favor da petista, e agora, engaja-se em uma campanha “pra inglês ver”, pela candidatura própria de seu partido à Presidência da República. Que ele sabe de antemão, será rejeitada, como foi aliás, nas últimas duas eleições para presidente. A partir disso, terá a desculpa para dizer que o comando peemedebista nacional se vendeu em troca de cargos, e para aderir ao projeto tucano, tendo o apoio do PSDB local para voltar ao Senado.
Jogo duplo
A seus aliados e interlocutores – em especial os deputados peemedebistas que estão loucos para apoiar o prefeito Beto Richa (PSDB) para o governo em 2010 – Requião tem dito que não apóia o tucano. Mas também não impedirá ninguém de fazê-lo. É mais do que suficiente para se entender o jogo duplo que o governador costuma fazer – como aliás já fez em 2006, quando evitou declarar voto em Lula para não perder o apoio dos “tucanos de bico vermelho” no Estado.
Na rede
Falando nisso, o encontro nacional do PMDB “rebelde” que acontece em Curitiba, no próximo sábado, será transmitido pela internet. Entre as presenças confirmadas estão o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, e o senador Pedro Simon (RS). Os peemedebistas esperam receber presidentes de quinze diretórios estaduais do partido.
Time
Maria Tereza – esposa do senador Osmar Dias (PDT) – esteve ontem na Câmara de Curitiba reunida com pedetistas. Estava acompanhada do ex-primeiro secretário do PSDB de Curitiba, Edson Feltrin, que hoje estaria no time do pedetista. Feltrin foi expulso do PSDB depois de defender o afastamento de João Cláudio Derosso da presidência do partido na Capital. Depois da traumática saída do PSDB, Feltrin migrou para o PMDB, onde também não se enquadrou.
Emendas
Os vereadores de Curitiba deverão apresentar suas emendas a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2010 nos próximos dias 1, 2 e 7. Depois disso, as emendas serão encaminhadas para a Comissão de Economia, que irá emitir parecer sobre cada uma delas. Nos dias 14 e 15 de dezembro, a LOA será votada em plenário.
Idoso
O presidente da Comissão de Economia, Paulo Frote (PSDB), garante que cada um dos 38 vereadores irá destinar R$ 30 mil para montagem do centro cirúrgico do Hospital do Idoso no Pinheirinho.
Puxão de orelha
Os vereadores Professor Galdino (PSDB) e Roberto Acioli (PV) tiveram que explicar ontem ao presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), os constantes desentendimentos em plenário Assim como na última sexta-feira, a equipe de reportagem do programa 190 – apresentado por Acioli – esteve ontem na Casa, na esperança de captar um escorregão de Galdino. Acioli, que é investigado por suposto homicídio, ainda não engoliu as declarações de Galdino, que na semana passada afirmou que os “fichas-sujas” deveriam ser impedidos de disputar eleições.
Defesa
Acusado por Requião de irregularidades em operação envolvendo o terminal portuário de Ponta do Félix, o presidente da Fundação Copel, Edilson Bertholdo, confirmou que vai à Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa amanhã, as 10 horas. Deve se defender das acusações do governador, e explicar a política de investimentos do fundo de aposentadoria e pensão dos servidores da estatal de energia.
IAP
O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) apresenta ontem um pedido de informações ao Instituto Ambiental do Paraná sobre licenciamentos ambientais. Veneri quer cópia de todos os licenciamentos ambientais concedidos nos anos de 2008 e 2009, com esclarecimentos sobre as medidas compensatórias de melhorias ambientais que devem ser desenvolvidas pelas empresas envolvidas. Também cobrou os relatórios de todos os julgamentos de recursos em face de autos de infração impostos pelo órgão.
Frase do dia
“Com a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a nossa arrecadação caiu em cerca de 15%”
do prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha (Gabão) ao anunciar meio-expediente, das 8 horas às 13 horas, para economizar
Parabólica
Quem transita pela Avenida das Torres, nas imediações da Vila das Torres, adverte: é preciso tomar cuidados, especialmente quem transita pela faixa da direita. Carroceiros têm o costume de deixar os seus cavalos amarrados muito próximos do passeio, portanto, também perto demais do asfalto. A cena pode ser vista a qualquer hora do dia. Além disso, moradores da região denunciam que os animais ficam presos comendo apenas capim seco e na maior parte das vezes sem água. Da dó.
Quem vai estar em Curitiba, hoje, é o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende. O ministro participa da solenidade abertura da 1ª Mostra de Pesquisa e Inovação Universidade – Indústria. O evento acontece no Cietep, a partir das 20 horas. Quem recepciona Rezende é seu correlegionário, o vice-prefeito e secretário da Saúde, Luciano Ducci.
Em alta
A Prefeitura de Curitiba, através do Conselho Municipal da Condição Feminina e da Secretaria Municipal da Saúde, aderiu à Campanha Internacional do Laço Branco, que prevê 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.Será no período de 25 de novembro a 10 de dezembro.
Em baixa
Uma comissão de prefeitos paranaenses, liderada pelo presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, reúne-se às 12h de amanhã com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, com o objetivo de pedir uma solução para os municípios atingidos por vendavais no Estado.