Salário da discórdia
O governador Roberto Requião não gostou nada de ver estampado no jornal Folha de S Paulo de sexta-feira que ele teve um reajuste salarial de 13,95%, passando de R$ 21.500,00 para R$ 24.500,00. Além do reajuste no Paraná,  membros do Executivo de outros três estados do país tiveram os salários reajustados.


Salário da discórdia (II)
E o pior: entre os estados apresentados na reportagem, o maior salário de governador é de Requião, que é mais que o dobro do que recebem os colegas. O governador queria desancar ontem mesmo a imprensa novamente, mas foi acalmado pela equipe. Não pegaria bem em tempos de Natal.


Fortalecido
O presidente do Diretório Estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni faz uma avaliação positiva do desempenho do partido nas eleições deste ano. “Nos saímos muito bem. Elegemos a segunda maior bancada na Assembléia, uma grande bancada na Câmara Federal e fomos o único partido que elegeu um senador pelo Paraná este ano”. Em 2007, os tucanos terão uma cadeira a menos na Assembléia e uma a mais na Câmara Federal. Hoje, o partido conta com 8 deputados estaduais e 3 federais.


No vermelho
A Assembléia Legislativa encerra o atual mandato em dívida com a opinião pública. Passada mais de meia década da virada do milênio, o legislativo paranaense é um dos poucos do País que ainda não entrou na era da informática. As prestações de contas dos gastos dos deputados permanecem sendo um mistério. E o controle de frequência dos parlamentares às sessões também continua sendo solenemente ignorado.


Saldo
A se comemorar, a rigor, somente o fim do voto secreto e dos jetons para sessões extraordinárias. Outras mudanças prometidas na esteira da crise do Congresso Nacional, como a redução do período de recesso parlamentar dos atuais 90 para 55 dias também ficaram na gaveta. Isso sem falar na proibição do nepotismo – barrada por pressão do governador Roberto Requião.


Programa
A nova Mesa Executiva da Assembléia, que será eleita em fevereiro, terá a responsabilidade de promover um salto de modernidade e transparência na Casa. Por enquanto, os sinais emitidos pelo deputado Nelson Justus (PFL) e seu grupo são positivos nesse sentido. Resta saber se haverá vontade política entre a maioria dos deputados em efetivamente implantar esse programa de modernização.


Guerrinha
Em guerra com a Prefeitura de Curitiba, o governo do Estado tenta fazer com que órgãos municipais que funcionam nos mesmos prédios que órgãos estaduais sigam o calendário determinado pelo Palácio Iguaçu. Por enquanto, a Prefeitura levou a melhor. No feriado de 19 de dezembro, o governo teve que abrir um prédio para o funcionamento de apenas um andar, justamente o ocupado por funcionários municipais. Os bombeiros de plantão prevêem que será assim quanto às férias coletivas.


Mudança
Geraldo Serathiuk, delegado regional do Trabalho no Paraná, anunciou sua desfiliação do PTB.  Um dos motivos é o distanciamento do partido do governador do Estado. O destino de Serathiuk deve ser o PMDB. Serathiuk, aliás, está de olho no movimento em Brasília quanto ao Ministério do Trabalho. Vai trabalhar para ficar no cargo.



Em alta
A teledensidade do serviço móvel continua, no entanto, em expansão. Hoje o índice superior a 51 – ou seja, em cada dois brasileiros, um carrega o celular. A teledensidade também cresceu 20 vezes nos últimos nove anos. O Paraná aparece em 10º no ranking nacional.


Em baixa
E a divulgação do primeiro boletim de balneabilidade no Litoral do Paraná comprovou o que  todo  mundo previa. Já no começo da temporada, são 24 pontos impróprios para banho e   16 deles ficarão permanentemente assim, conforme foi divulgada na sexta-feira.