Em reunião na Comissão de Sáude da Assembleia Legislativa, ontem, para analisar a situação dos convênios firmados entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e os hospitais, a  diretora da  Federação dos Hospitais do Paraná (Fehospar),Maria Emília Mendonça, revelou que os estabelecimentos com maiores problemas financeiros são  Os casos em que a situação financeira se encontra mais crítica são  a  Clínica Psiquiátrica de Londrina e Hospital San Julian, de Piraquara. Para Maria Emília, os hospitais chegaram no limite máximo de seu endividamento. “Os gestores precisam cumprir as prerrogativas constitucionais ou não será possível continuar”, disse ela. A Fehospar  pede suplementação em diárias para seis hospitais do interior, que estão incluídos no Plano Operacional da SESA, dos quais dois não receberam reajustes e outros quatro sequer receberam repasses nos últimos meses.


Emendas
O deputado Reni Pereira (PSB) recebeu ontem do governo a lista de emendas dos deputados ao Orçamento do Estado de 2009 que serão canceladas para que o dinheiro seja remanejado para a compra de um terreno no bairro Ahú em Curitiba para a instalação do estacionamento e jardins do futuro Centro Judiciário. Segundo ele, a relação inclui R$ 11,9 milhões que deixarão de ser investidos nas áreas de trabalho, promoção social e cultural nos municípios.


Tentativa (I)
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), desembargador Jesus Sarrão, enviou para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o recurso do deputado federal e candidato a prefeito no terceiro turno de Londrina, Luiz Carlos Hauly (PSDB). Na ação, o tucano pede a sua diplomação como prefeito da cidade, já que ele ficou em segundo lugar no segundo turno da eleição.


Tentativa (II)
O primeiro colocado na eleição de Londrina foi deputado estadual Antonio Belinati, que teve 51,73% (138.926 votos) contra 48,27% de Hauly (129.625). Porém, Belinati teve sua candidatura cassada e o TSE determinou a realização do terceiro turno. Se não conseguir reverter o jogo até o próximo dia 29, não tem jeito: Hauly enfrentará Barbosa Neto (PDT) nas urnas.


Vencido
Enquanto a eleição não chega, o prefeito interino de Londrina, José Roque Neto (PDT), enfrenta mais problemas. Semana passada, foi encontrado um lote de maçãs estragadas num galpão da merenda escolar. Ontem, foram descobertas 85 mil seringas com prazo de validade vencido nos estoques da Secretaria de Saúde. Também foram localizadas uma quantidade razoável de escovas para exame de cólo do útero também com prazo de validade vencido.


Sobras
O líder da bancada de oposição na Assembleia, deputado Élio Rusch (DEM), questionou ontem o leilão que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) pretende fazer para vender duas mil toneladas de sobras de grãos. “Chama a atenção a enorme quantidade que é considerada como sobra. Impossível não questionar. É o equivalente a 70 carretas, ou 35 mil sacas. Se houve tanta sobra, alguém perdeu, Quem foi?”, questionou Rusch.



Ponte
A Vetec Engenharia, de São Paulo, venceu a licitação para construir a segunda ponte sobre o Rio Paraná entre o Brasil e o Paraguai, em Foz do Iguaçu. O resultado da licitação indica que o projeto custará R$ 3,192 milhões. Diferente da Ponte da Amizade, que liga o Brasil à Cidade de Leste, a nova obra vai ligar Foz do Iguaçu ao município de Puerto Franco, vizinha a Ciudad del Este, no Paraguai, perto da Usina de Itaipu. Estima-se que a obra possa ser iniciada entre 2010 e 2011.


Em alta
A Câmara Municipal homenageou ontemo programa Mãe Curitibana, que completou 10 anos neste mês. O vice-prefeito Luciano Ducci, criador do programa, recebeu o diploma de homenagem, assinado pelos 38 vereadores, inclusive os do PT e PMDB.


Em baixa
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) defendeu a aprovação da PEC 123/2007, de sua autoria, que estende para 180 dias a licença-maternidade das servidoras públicas do estado, que está parada na Assembleia Legislativa. Ela foi aprovada em 1ª discussão há 15 meses.