Pesquisa Ibope, divulgada pela RPC, sobre a disputa do segundo turno em Ponta Grossa, revela que Sandro Alex (PPS) tem a preferência de 47% do eleitorado, contra 41% de Pedro Wosgrau Filho (PSDB). Votos brancos e nulos somam 3%. Não souberam ou não quiseram responder 9%. Se considerados só os votos válidos Alex tem 54% e 46% para Wosgrau. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Revoada
O prefeito Beto Richa (PSDB) e o presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, desembarcam em Londrina neste domingo para levar apoio ao candidato do partido à prefeitura local, Luiz Carlos Hauly. Na segunda-feira, chega o tucano paulista José Serra.
Durou pouco
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, deu entrevista ao programa Três a Um, que a TV Brasil exibida ontem. Bernardo confessou que o governo vai adiar o aumento dos salários dos servidores públicos. No mínimo curioso que o aumento aos servidores tenha durado somente a campanha eleitoral.
Reforma
O deputado federal paranaense Rodrigo Rocha Loures (PMDB), que integra a Comissão de Reforma Tributária na Câmara Federal, informou na sexta-feira, que na próxima quarta-feira deve ser apresentada a proposta de relatório final do projeto. O parlamentar disse que recebeu um telefonema do relator, deputado Sandro Mabel (PR/GO), informando-lhe que colocará o texto final para a apreciação na semana que vem.
Energia
Segundo Rocha Loures, Mabel incluiu no relatório final da proposta uma emenda que garante a retenção de 2% de ICMS da energia elétrica produzida no Paraná. Isto garantirá, se aprovado o relatório final no plenário do Congresso Nacional, R$ 240 milhões por ano ao Estado.
Pesquisa
Segundo pesquisa realizada no site oficial do deputado estadual, Ney Leprevost (PP), os paranaenses rejeitam a proposta de alterações nas alíquotas de ICMS. A desaprovação chega a 71% dos votos. O site foi aberto na última semana com o propósito de recolher subsídios da população para orientar o voto do parlamentar no exame da emenda proposta pelo governo estadual.
Crise na pauta (I)
O líder do PDT no Senado Federal, Osmar Dias, avalia que o desemprego e a queda no poder de compra dos países ricos causado pela crise econômica irá se refletir nos países em desenvolvimento. O FMI prevê que alguns países ricos não vão crescer nada com a crise. Como a taxa de crescimento dos integrantes do G8 é menor, qualquer impacto praticamente zera o crescimento”, observa o senador pedetista.
Crise na pauta (II)
Na opinião de Osmar Dias, isso oferece risco à mão-de-obra com mais desemprego nos países ricos e também gerando dificuldades para que eles continuem comprando mercadorias dos países emergentes. “É momento de muita cautela para quem produz, já que uma eventual queda no mercado internacional afeta os países vendedores de alimentos e commodities, entre eles o Brasil”, afirma.
Em alta
Os sites de jornais e revistas na Internet estão liberados para veicular opiniões favoráveis e contrárias a políticos durante o período eleitoral.O TSE concluiu que a legislação eleitoral proíbe a divulgação de opiniões nos provedores
e nos sites de rádio e televisão.
Em baixa
a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná determinou o afastamento das funções públicas do prefeito de Rio Branco do Sul, Amauri Cezar Johnsson. A decisão atende ação penal proposta em 2006 pelo Ministério Público do Paraná, através do Setor de Crimes.