O novo Governador do Paraná Orlando Pessuti pensa seriamente em trocar o secretário de Segunça Pública, Luiz Fernando Delazari. Pessuti admite que não sabe se vai manter Delazari na pasta porque a segurança é o maior gargalo que sobra do governo Requião. O próprio Delazari mantém o mistério sobre o seu paradeiro e a sua intenção de deixar o governo. Na sexta-feira, assessores ainda não sabiam o destino do secretário. Mas o problema de Pessuti é encontrar alguém dispostos a assumir uma área tão problemática por apenas nove meses.
Mais policiais
Outra prova da preocupação de Pessuti com a segurança é a contratação imediata de 500 policiais militares, que deve ser anunciada até amanhã.
Novos nomes
Até amanhã, o novo governador deve anunciar os nomes para assumir as pastas que estão vazias. Outra área essencial do governo paranaense é a secretaria de Saúde, que foi ocupada nos últimos tempos por Gilberto Martin, que enfrentou bem a dengue e a gripe suína. A TV Educativa também deve mudar de comando, segundo fontes próximas a Pessuti. Em tempo. Pessuti adiantou que Regina Pessuti, esposa dele, não vai assumir nenhuma função no governo.
Comissionados
Os ocupantes de cargos comissão estão ansiosos, com medo de demissão, mas, segundo assessores, pouca coisa deve mudar no terceiro escalão do governo, afinal não dá para desmontar toda a máquina para nove meses de governo.
Liderança
O deputado Luiz Claudio Romanelli, do PMDB, deve deixar a liderança do governo na Assembléia Legislativa depois da posse de Orlando Pessuti. DSegundo ele, a escolha do líder é uma decisão pessoal do novo governador. Pessuti só deve indicar o novo líder da bancada no dia 12 de abril, porém o mais cotado é Caíto Quintana (PMDB), ex-chefe da Casa Civil.
Espera
Deputados estão ansiosos para derrubar alguns vetos do governador Roberto Requião.
José Borba
O ex-deputado federal e hoje prefeito de Jandaia do Sul, José Borba (PP), desistiu de disputar o retorno a Câmara Federal nas eleições de outubro. Pelas informações da região, Borba teria encomendado uma pesquisa no Vale do Ivai e os números não lhe foram favoráveis. Borba tem um vasto currículo na política. Atolado até o pescoço no escândalo do mensalão, em 2005 ele renunciou ao mandato de deputado federal para evitar a cassação e a perda dos direitos políticos.
Entrevista
O novo prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), é o convidado do prigrama Olho no Olho de hoje. Luciano assumiu a prefeitura depois da renúncia de Beto Richa, que concorre ao governo do estado pelo PSDB. Às 9 horas da manhã, no Bandnews Curitiba edição da manhã.
Prisões em xeque
Hoje, às 14 horas, um grupo de familiares de detentos no sistema prisional do Paraná se reúne no Conselho Regional de Serviço Social (Cress) para pensar a organização de mecanismos de luta por direitos. O grupo foi convidado pelo IDDEHA – Instituto de Defesa dos Direitos Humanos e pelo CRESS. O IDDEHA, por meio de seu Centro de Referência, recebe com frequencia diversas denuncias de violações de direitos dentro do sistema prisional.
A cor do Ligeirão
O vereador Francisco Garcez (PSDB) informou que os usuários do novo expresso articulado estão reivindicando uma nova cor do ônibus. Estão solicitando que o Ligeirão tenha um visual diferente daquele vermelho padrão. Atendendo o pedido, nós estamos encaminhando sugestão à Urbs para que mude a cor. Com um bom profissional em comunicação visual, poderemos ter ótimo resultado e atender os passageiros da linha, afirma.
Parabólica
A Associação Médica do Paraná (AMP) realiza amanhã uma palestra sobre a responsabilidade civil da classe médica e outras questões jurídicas. O palestrante será o desembargador Miguel Kfouri Neto, que também é presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, autor de obras jurídicas sobre Responsabilidade Civil Médico-Hospitalar e membro da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica. O evento ocorrerá no auditório da AMP, a partir das 20 horas. Após a palestra, haverá um debate com o advogado e professor da Fundação Getúlio Vargas, Lucas Ricardo Calderón. Os moderadores serão os advogados do Departamento Jurídico da AMP, Carlos Alberto Moro, Marcelo Lopes Salomão e Fabiano Sponholz Araujo. Será um excelente momento para que os médicos possam se atualizar sobre os avanços da lei e tirar todas as dúvidas em relação aos direitos e deveres, diz o presidente da AMP, José Fernando Macedo. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado para as 16 creches que a Associação Médica do Paraná oferece ajuda.
Em alta
A Executiva Nacional do PV aprovou a resolução chamada Ficha Limpa, que impede a candidatura de integrantes do partido com condenação judicial em segunda instância, ou em decisão colegiada. A proposta foi apresentada pelo deputado Roberto Santiago (PV-SP) e aprovada pela executiva.
Em baixa
Hoje no País há 108 mil lan houses. Só 13% têm CNPJ. Apenas 3,5% têm alvarás de funcionamento e menos de 1% têm autorização do Juizado de Menores para funcionar.
Hoje na Câmara dos Deputados há pelo menos oito projetos que tentam regulamentar o funcionamento das lan houses.