Para cada uma das cinco novas penitenciárias que devem ser inauguradas ainda neste ano no Paraná, segundo promessa do próprio o governador Roberto Requião, são necessários 180 agentes penitenciários.  O detalhe é que até agora não há perspectiva de abertura de um novo concurso para contratação de agentes. Aliás, ainda estão sendo chamados os aprovados no último concurso, de 2002. Em tempo:o Paraná conta com um efetivo de quase 3.500 agentes penitenciários, distribuídos em 26 unidades, sendo 24 penitenciárias e dois patronatos.

Custo caro
Produtoras de vídeo consultadas pelo Jornal do Estado afirmam que o horário eleitoral do terceiro turno de Londrina vai custar caro. Quase 10% do valor total da campanha. Só para produzir (captar imagens, editar e sonorizar) os dois programas diários de televisão de 10 minutos cada (13h30 e 20h30) e mais as inserções, os candidatos terão que desembolsar pelo menos R$ 70 mil. Esse valor sem contar as despesas de roteiros de programas, estratégia e conteúdo, que ficará por conta do marketing e comunicação da campanha. Em média, os candidatos precisam reservar duas horas por dia para gravações, o que encurta a agenda de contato direto com o eleitor.

Radicalização
A Assembleia  Legislativa retoma os trabalhos nesta semana, e a principal expectativa é sobre o tão prometido e sucessivamente adiado projeto de “transparência” pelo qual a Casa promete abrir as prestações de contas das verbas de gabinetes dos deputados. A expectativa cresceu ainda mais depois que a Câmara Federal decidiu radicalizar, publicando na internet não só quanto cada deputado federal gastou ou em quê, mas o número das notas fiscais de cada compra ou serviço adquirido, das empresas e o CNPJ das mesmas.

Referência
Por enquanto, tudo indica que o tal plano de transparência da Assembleia vai ficar na “meia-sola”. Ou seja, dificilmente os parlamentares vão querer publicar os detalhes de seus gastos como prometeu a Câmara. Trata-se de incoerência, já quando é para aumentar os próprios salários, os deputados estaduais sempre usam como justificativa o argumento de que estão apenas seguindo a Câmara Federal como referência.

Carro elétrico
O senador paranaense Flávio Arns (PT) apresentou projeto que prevê isenção da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), pelo período de dez anos, para a produção comercial de veículos de passageiros e mistos movidos a tração elétrica. O projeto está na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado, onde poderá receber emendas até a próxima terça-feira. Arns considera urgente e necessário que a legislação tributária incorpore uma maior preocupação com o meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais.

Nova diretoria
Já tomou posse a  nova diretoria do Instituto dos Advogados do Paraná, que irá atuar com mandato nos próximos dois anos. O presidente eleito é José Lucio Glomb. “Relembro que é longa a minha atuação em prol da advocacia, quer na OAB-PR , onde sou Conselheiro e presidente da Comissão de Direito do Trabalho, bem como no Instituto, onde atualmente era vice-presidente., disse ele.

Em alta
Agora vai. Os presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, decidiram criar uma comissão de deputados e senadores para consolidar todos os projetos em tramitação no Congresso que tratam da reforma política. A comissão mista será instalada nos primeiros dias de março.

Em baixa
A omissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa marcou para os dias 13 e 20 de março as duas primeiras audiências públicas em que serão discutidas medidas necessárias para combater a violência nas cidades paranaenses. Vai sobrar para o secretário Delazari.