O aumento do teto salarial dos promotores e procuradores para R$ 24,5 mil aprovado pelo Conselho Nacional do Ministério Público não será aplicado automaticamente no Paraná. Segundo a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), a iniciativa terá que ser avaliada ainda pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Paraná, que vai decidir se a aplicação do teto é imediata ou se é preciso enviar um projeto de Lei à Assembléia Legislativa para regulamentar a questão.
Grampos
O procurador de Justiça Dartagnan Abilhoa confirmou para hoje presença na CPI dos Grampos da Assembléia. Convocado para depor na última segunda-feira, ele acabou não comparecendo. Para a segunda-feira da semana que vem, a CPI convocou o policial civil Délcio Razera, que trabalhava na Casa Civil do Palácio Iguaçu e foi preso no início de setembro sob a acusação de comandar uma quadrilha que promovia escutas telefônicas clandestinas contra políticos e empresários.
Sexualidade
O tempo esquentou ontem na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia, por conta da votação de parecer sobre projeto do deputado Padre Paulo (PT), que institui o dia 29 de agosto como o dia estadual da visibilidade lésbica. O líder do PMDB, Antonio Anibelli, apresentou parecer pela inconstitucionalidade da proposta, mas ele foi rejeitado. Acabou prevalecendo voto em separado do deputado Barbosa Neto (PDT), favorável à legalidade do projeto. O mérito, agora, será discutido em plenário.
Abre-alas de Dilma
Como preparativo da visita da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, para discutir as prioridades de investimentos no Paraná, um representante do ministério, Bernardo Figueiredo, estará hoje em Curitiba para analisar as alternativas de ligação por via férrea entre Guarapuava e Desvio Ribas, o que permitirá uma linha direta até Dourados (MS), passando por Cascavel e Guaíra. O trecho, de 257 quilômetros, foi apresentado ao presidente Lula como um dos entraves do desenvolvimento do Estado.
Esperado
A visita de Dilma, neste mês, foi acertada entre o presidente Lula e o governador reeleito Roberto Requião (PMDB) na campanha. Um mimo.
Contas
O secretário de Saúde de Curitiba, o vice-prefeito Luciano Ducci apresentou ontem aos vereadores a prestação de contas da Secretaria do segundo e terceiro trimestres deste ano. Segundo Ducci, a atual administração já fez 50 obras no setor. “Já realizamos o dobro das obras na saúde prometidas pelo Beto na campanha. Ano que vem, está prevista a reforma e ampliação das unidades 24 horas. Vamos dobrar a capacidade de atendimento”, comemora.
Stand by
Devido ao baixo índice de comparecimento de ontem na Câmara Federal, os deputados da chamada coalizão governista não conseguiram avaliar quem é o candidato mais forte para a eleição da vaga do Tribunal de Contas da União (TCU), que acontece na tarde de hoje. A votação entre os membros da coalizão continua nesta manhã.
Stand by (II)
Os governistas terão que somar forças em torno de um dos três indicados que compõem o bloco – deputados Osmar Serraglio (PMDB/PR), Paulo Delgado (PT/MG) ou Luiz Antonio Fleury Filho (PTB/SP) – para garantirem a cadeira no TCU. Além deles, estão na disputa os deputados Ademir Camilo (PDT/MG), Aroldo Cedraz (PFL/BA) e Gonzaga Mota (PSDB-CE); o ex-deputado José Antônio Almeida (MA) e o secretário-geral da Mesa Diretora, Mozart Vianna de Paiva (PSC).
Em alta
O Bicampeão do Mundial de Vôlei realizado no Japão, o paranaense Gilberto Godoy Filho, o Giba, recebe hoje o Título de Cidadão Honorário de Curitiba. A honraria vai ser feita no gabinete do Prefeito Beto Richa (PSDB) que fez questão de participar da homenagem.
Em baixa
A CPI “governista” do Grampo continua sua empreitada. Ontem, a Comissão decidiu pedir a substituição dos membros faltosos, Deputados Plauto Miró, Miltinho Puppio e Luiz Carlos Martins, para que possa dar continuidade à investigação.