Presidente em exercício do Democratas no Estado, o deputado Durval Amaral se diz otimista com a adesão de prefeitos à campanha do candidato do PSDB ao governo, Beto Richa. Amaral argumenta que como o atual governador, Orlando Pessuti (PMDB), não é candidato a reeleição, os prefeitos não se sentirão pressionados a apoiar o candidato de sua coligação, no caso o senador Osmar Dias (PDT).

Prova cabal
Os caciques da aliança PDT-PMDB-PT garantem que não é bem assim. Segundo eles, Pessuti — independente das rusgas com o ex-governador e candidato ao Senado Roberto Requião — vai entrar de cabeça na campanha de Osmar, na hora certa. Afinal, lembram, o peemedebista já deu mostras mais do que suficiente de que deseja a vitória do pedetista, ao abrir mão de sua candidatura ao governo em favor de Osmar.

Incorporação
Deputados do PMDB confirmam que prefeitos do partido estariam sendo assediados pelo grupo de Beto Richa (PSDB) a mudar de lado. O assédio seria mais forte nas regiões onde as lideranças locais do PT, PMDB e PDT são adversárias. Mas garantem, que se houver habilidade por parte do candidato e do comando de campanha de aparar essas arestas, os prefeitos acabarão incorporados e engajados no esforço eleitoral pró-Osmar.

Derrubado
Os deputados derrubaram veto do ex-governador Requião ao projeto de lei do deputado Élio Rusch (DEM) que obriga o Detran a informar aos portadores de carteira de habilitação o vencimento do documento com 60 dias de antecedência. O projeto foi aprovado pelos deputados em 2008 e vetado pelo governador. O assunto voltou à discussão no início do mês, quando um projeto semelhante seria analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Após acordo, o veto do projeto inicial foi colocado em votação e derrubado por 40 votos contrários à manutenção do veto e uma abstenção. O projeto aguarda promulgação e passará a valer como lei após a publicação em Diário Oficial.

Aposentadorias
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) promove hoje, em Curitiba, evento sobre aposentadorias e pensões de servidores públicos. O objetivo é habilitar os profissionais das administrações municipais para a montagem e elaboração dos processos de aposentadorias, pensões e admissão de pessoal.  As inscrições – limitadas a 20 pessoas – são gratuitas e devem ser feitas diretamente no site do Tribunal (www.tce.pr.gov.br).

Livre
O juiz Gilberto Romero Perioto, da 2ª Vara Cível, rejeitou pedido de abertura de ação do Ministério Público contra o deputado estadual e ex-prefeito de Ponta Grossa (1996-2000) Jocelito Canto (PTB), acusado de pagamento irregular de horas extras a servidores comissionados do município. O juiz considerou que não houve má fé dos envolvidos, apesar a ilegalidade no pagamento.

Cobertores
Em decisão monocrática, o juiz auxiliar eleitoral, Juan Daniel Pereira Sobreiro, atendendo a uma representação do PT/PR, aplicou multa de R$ 10 mil a Fernanda Richa — ex-presidente da Fundação de Ação Social (FAS) e esposa do candidato do PSDB ao governo, Beto Richa — por propaganda antecipada. O presidente da Associação de Moradores do Parolin, Edson Pereira Rodrigues, também foi multado em R$ 10 mil. Fernanda e Edson são acusados de terem pedido votos para Richa em evento no qual a FAS distribuiu cobertores para famílias carentes do Parolin no mês passado.

Polêmica à vista
A bandeira do Brasil pode se tornar obrigatória em todos os estabelecimentos comerciais. É o que prevê projeto de lei do vereador Julião Sobota (PSC). A ideia principal é resgatar o patriotismo, dando destaque ao maior símbolo nacional. De acordo com o projeto em tramitação na Câmara de Curitiba, a bandeira, que deve ficar em local de fácil visualização, deve ter medida mínima padronizada, seguindo determinações da legislação. No texto, Julião Sobota destaca que na maioria dos estabelecimentos comerciais cujos proprietários são estrangeiros ficam evidenciadas as origens, demonstrando o orgulho por aquela nacionalidade, disse.

Em todos
O candidato da coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, Beto Richa, completou no último sábado duzentos municípios percorridos desde abril. Vai percorrer todos os 399 até outubro. Nos próximos dias, vai percorrer municípios da região metropolitana de Curitiba, área que convive com baixos Índices de Desenvolvimento Humano e grandes carências de infraestrutura de transporte. A seguir, Beto vai ao Sudoeste.  Estamos fazendo esta caminhada por todos os municípios para ouvir quem mais entende de Paraná: os paranaenses, diz Beto. O Paraná terá um novo um novo jeito de governar, sem truculências e bravatas, que ouve a opinião das pessoas.

Fachin
A cruzada paranaense para que o advogado Luiz Fachin seja indicado membro da mais alta Corte do país — o Supremo Tribunal Federal (STF) — chegou ontem ao gabinete do presidente Lula. Via Twitter, o senador Osmar Dias (PDT) informa que fez a reivindicação ao chefe de gabinete da presidência, Gilberto Carvalho. O presidente Lula deve indicar Fachin pela sua trajetória, seriedade e por tudo o que o Paraná representa no contexto nacional, comentou o pedetista.

Em alta
O desembargador Celso Rotoli de Macedo tomou posse ontem no cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. A solenidade, realizada no 12º andar do prédio anexo do Palácio da Justiça, foi prestigiada por autoridades, lideranças da comunidade e políticos de todas as correntes.

Em baixa
Os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia deixaram claro na reunião de ontem que estavam aprovando o projeto da transparência, mesmo sem concordarem com o texto, apenas para dar uma resposta a sociedade. O texto deve ser votado em plenário na sessão desta tarde.