Acertou quem apostou que Requião não iria se manifestar, na escolinha de ontem, sobre os ataques que o candidato a prefeito de Paranaguá, Mário Roque (PMDB), fez a sua família. Assim como todos que gostam de atacar, quando atacado o governador recua e silencia.
Laudo
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal recebeu ontem novo laudo de avaliação de áreas que foram objeto de permuta entre a empresa Invest Terra e a prefeitura. A Invest Terra, proprietária de dois terrenos no Tatuquara, permutou as áreas com parte de terreno da prefeitura no Batel. A empresa já é proprietária do restante do quarteirão, uma área antigamente pertencente à Sociedade União Juventus.
Valor
O laudo foi elaborado pela Câmara de Valores Mobiliários do Paraná e estimou em R$ 1,516 milhão as duas áreas no Tatuquara, um valor maior do que o previsto pela Comissão de Avaliação de Imóveis da Prefeitura, de R$ 1,259 milhão. Os vereadores que questionavam a diferença entre o valor avaliado e o preço pago pela Invest Terra quando os adquiriu, no ano passado, acataram o documento e deram continuidade à tramitação do projeto.
Eleições
Boca-de-urna
Lidia Munhoz Mattos Guedes, juíza da 178ª Zona Eleitoral e responsável pela propaganda de rua em Curitiba, participa na manhã de hoje, na sala do Pró-Reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Valdecir Cavalheiro, de reunião com os juízes designados para coordenar as atividades pertinentes ao combate à prática de propaganda de boca-de-urna no dia das eleições.
Cargos
Candidatos à prefeitura de Curitiba que participaram da primeira audiência promovida pelo Comitê Cidadania e Voto Consciente assinaram ontem, na sede da OAB Paraná, um compromisso de implementar mecanismos para garantir a transparência na gestão do município. Entre eles, a divulgação da lista dos ocupantes de cargos comissionados, a realização de audiências públicas e a criação de ouvidorias independentes.
Assinatura
Os primeiros a assinar o termo foram o prefeito Beto Richa (PSDB) e o candidato do PC do B, Ricardo Gomyde. Hoje será a vez dos candidatos Gleisi Hoffmann (PT), Bruno Meirinho (PSOL) e Maurício Furtado (PV). As audiências serão concluídas amanhã, com a participação dos candidatos Fábio Camargo (PTB), Carlos Moreira (PMDB) e Lauro Rodrigues (PT do B).
Vetos
Os deputados estaduais mantiveram ontem outros dois vetos do governador Roberto Requião a projetos de lei propostos pelo Parlamento. Votadas em bloco, as matérias receberam apenas 15 dos 28 votos que seriam necessários para derrubá-los. Houve ainda 14 votos favoráveis à decisão do Poder Executivo e uma abstenção.
Quanta diferença
A primeira proposição, apresentada pelos deputados Luiz Romanelli (PMDB) e Marcelo Rangel (PPS), autorizava o Poder Executivo a estadualizar a estrada que liga a sede do município de Rebouças ao distrito de Marmeleiro. A outra proposição, apresentada pelo deputado Luiz Accorsi (PSDB), pedia a estadualização da rodovia que liga o ramal 7 à sede do distrito de São José do Ivaí, no município de Santa Isabel do Ivaí. Pelo jeito, o governo não quer mais saber de estrada. Deve ser por isso que não falou mais em assumir as estradas pedagiadas.
Em alta
O desembargador Rosene Arão de Cristo Pereira anulou o decreto de intervenção em Paranaguá assinado pelo governador Roberto Requião. A intervenção foi determinada em decorrência de precatórios de ações trabalhistas devidos pela prefeitura.
Em baixa
Nos primeiros oito meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, houve redução de 3% na entrada de novos processos nas 81 Varas do Trabalho do
Estado. Foram 70.260 novos processos de janeiro a agosto.