Presidente em exercício do PDT, o deputado estadual Augustinho Zucchi admitiu ontem que o senador Osmar Dias está em uma sinuca de bico. Ou aceita a proposta do PSDB de desistir da candidatura ao governo para concorrer à reeleição para o Senado, na chapa liderada pelo pré-candidato tucano, Beto Richa (PSDB). Ou disputa o governo. Com que aliança, não sei responder, reconheceu, já que o partido dá como encerradas as negociações com o PT, e o governador Orlando Pessuti não abre mão de sua candidatura ao governo pelo PMDB. Os partidos que poderiam fazer aliança conosco estão muito divididos (PT-PMDB). Os outros que caminharam com a gente na eleição passada, estão com o Beto, afirmou. Mesmo assim, alega Zucchi, nada está definido ainda.

Mais PT e PDT
O PT ainda não desistiu de construir o palanque presidencial para Dilma Roussef no Paraná em torno da candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado. Nesta quarta-feira, Dias e o presidente nacional pedetista, Carlos Lupi, tem encontro agendado com o ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, que está cuidando das composições do PT nos estados.

Repercussão
Pelas informações que chegam de Brasília, o presidente nacional dos tucanos, senador Sérgio Guerra (PE), não teria engolido a aliança firmada pelos correligionários com o PP no Paraná. Além de escantear o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), o acordo ainda beneficia o projeto eleitoral do presidente estadual do PP, deputado Ricardo Barros, que sonha conquistar cadeira no Senado. Guerra ainda não esqueceu que Barros era líder do governo FHC na Câmara e, quando Lula chegou ao poder, trocou de lado como quem troca de cuecas para exercer a mesma função.

Cobrança
O líder da bancada de oposição na Assembleia, deputado Élio Rusch (DEM), afirmou ontem que a atitude do governo de não incluir na folha de pagamento de maio, o reajuste dos salários dos servidores estaduais, aprovado em março, confirma a denúncia feita na semana passada, pelo bloco oposicionista. Ele cobrou a falta de apoio dos servidores em março, durante a votação do projeto, quando a bancada da oposição apresentou duas emendas, que foram rejeitadas pela base governista. Uma delas garantia que a reposição salarial fosse aplicada no mês de maio, data-base dos servidores estaduais. Na época, não sei por qual motivo os servidores que lotaram as galerias não apoiaram e até vaiaram quando apresentamos a nossa emenda. Agora o tempo confirmou que estávamos com a razão e que o governo estadual não ia aplicar o reajuste em maio, disse.

LDO Curitiba
Na próxima segunda-feira, a diretora da secretaria de planejamento, Ana Cristina Jaime, vai até a Câmara de Curitiba explicar aos vereadores o tramite da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e como elaborar e apresentar emendas.

Papai
O vereador Roberto Acioli (PV) entregou ontem a presidência, durante a sessão da Câmara de Curitiba, uma denúncia enviada por uma telespectadora do Programa 190, por ele apresentado na CNT. A moça relataria estar grávida de um vereador da capital, que teria lhe virado as costas e se recusa a assumir a paternidade. O nome do suposto futuro papai ainda é segredo

Suplente de Algaci
O vereador de Curitiba, Algaci Túlio (PMDB), assume na próxima semana o comando da Secretaria Especial da Copa do Mundo de 2014, que será criada pelo governador Orlando Pessuti (PMDB). Com a ida de Algaci para o Executivo, o primeiro suplente de vereador do PMDB, Clementino Vieira, assume cadeira na Câmara.

Promotores
O Ministério Público do Paraná contará com mais três promotores substitutos a partir de hoje: Silvia Galesi Campelo, Leandro Cezar Ataides e  Juliana Baron. Eles atuarão, respectivamente, nas Seções Judiciárias Porecatu, Santo Antônio do Sudoeste e de Nova Esperança. A solenidade de posse foi realizada na sede do MP-PR, em Curitiba, e presidida pelo procurador-Geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maio Neto. O MP-PR já nomeou 25 promotores substitutos.

Parabólica
Processo virtual, informatização da justiça, modernização e duração do processo, bem como os temas supracitados no Direito Internacional do Trabalho serão alguns dos temas debatidos esta semana durante o 2.° Encontro Sul- Brasileiro de Advogados Trabalhistas, que acontece em Curitiba. O Encontro acontece entre amanhã  e 29 de maio, no auditório do Campus Garcez da Facinter. Inscrições e mais informações pelo telefone (41) 3225-1895, site www.aatpr.org.br ou e-mail [email protected]

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, recebeu ontem, em Brasília, 40 vereadores do sudoeste do Paraná. Eles integram a Associação dos Vereadores do Sudoeste do Paraná, que possui 27 câmaras municipais e 244 vereadores.

Em alta
O  professora Kátia Lenerneier, de 38 anos, conseguiu,  uma liminar determinando que a Clínica e Laboratório de Reprodução Humana e Andrologia (Androlab), de Curitiba, realize inseminação com o sêmen congelado de seu marido, Roberto Jefferson Niels, de 33 anos, que morreu.

Em baixa
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que ficou com a impressão de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar o reajuste de 7,7% para as aposentadorias superiores a um salário mínimo, aprovado pelo Congresso: Senti  ele mais inclinado a vetar.