O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Hermas Brandão (PSDB), ainda não admite com todas as letras, mas deve mesmo ir para o Tribunal de Contas. O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), que foi indicado para o cargo em março deste ano, mas não o assumiu por causa da campanha, anuncia sua desistência na semana que vem. Ontem, Pessuti representou o governador Requião em almoço com o presidente Lula, em Brasília
Malas prontas
Requião não foi ao encontro com Lula porque estava se preparando para a viagem à França. Amanhã ele embarca para Lyon, onde participa de uma feira sobre meio ambiente. Leva junto uma comitiva que inclui o secretário da Comunicação, Airton Pisseti, do Meio Ambiente, Raska Rodrigues, o assessor de imprensa, Benedito Pires, o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, o deputado federal eleito Rodrigo Rocha Loures (PMDB), e os deputados estaduais Hermes Fonseca (PT) e Vanderlei Iensen (PMDB). Deve voltar no final da próxima semana.
Apressado
Na reunião com Lula, aliás, Pessuti, aliás, anunciou o que já estava certo: o Paraná está entre os que “querem ser parceiros do governo Lula”. Pessuti disse que reivindicou ao presidente e ministros a extensão da Ferroeste, numa primeira etapa de Cascavel a Guaíra, e seguindo depois até Corumbá e Campo Grande, mas os temas regionais serão debatidos numa reunião de trabalho que o presidente Lula pretende marcar para os próximos dias com todos os governadores.
Apressado (II)
O deputado federal eleito André Vargas, apesar de não ter tomado posse no cargo, tem ficado boa parte do tempo em Brasília. Ele diz que está lá para “tomar pé” dos projetos em andamento, em especial, aqueles de interesse do Paraná. Mas esqueceu que ainda cumpre mandato como deputado estadual.
Questão de ordem
O senador Osmar Dias (PDT) afirmou ontem que considera precipitada qualquer especulação sobre seu futuro político. E negou que tenha dito ser candidato ao governo em 2.010. Segundo ele, há menos de um mês da última eleição, seria um “desatino” fazer qualquer previsão nesse sentido. “No momento não sou candidato a nada”, garantiu.
De cima
Osmar também negou que esteja havendo perseguição a prefeitos que não o apoiaram. Segundo ele, o que existe é uma determinação do Diretório Nacional do PDT para que as direções regionais tomem providências contra os prefeitos que não apoiaram os candidatos ao governo da própria legenda.
Segundo o topo
Após os vereadores escolheram João Cláudio Derosso (PSDB) para presidir a Câmara de Curitiba, a corrida agora é pela liderança dos partidos na casa legislativa. A vereadora Nely Almeida chegou na frente no ninho tucano e será a líder do PSDB no próximo ano. Os pedetistas escolheram Roberto Hinça para assumir a liderança. Os petistas também definiram que Professora Josete assumirá a função em 2007. Os demais partidos, PV, PPS, PP, PL, PMDB, PFL, ainda não chegaram a um acordo.
Em alta
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRMulher), em Curitiba, atendeu 257 mulheres desde março. É uma parceria do Governo do Paraná com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Prefeitura.
Em baixa
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, disse que após chuvas das últimas semanas, os buracos “arrumados” pela OPERAÇÃO TAPA-BURACO, comandada pelo Dnit, voltaram em cerca de 40% dos 26 mil quilômetros de rodovias