A reviravolta no cenário eleitoral do Paraná, com o avanço nas negociações para que o senador Osmar Dias (PDT) seja candidato ao governo, com o apoio do PMDB e do PT, abalou os caciques tucanos, que no início da semana chegaram a anunciar com estardalhaço que o acordo para que o pedetista desistisse em favor de Beto Richa (PSDB) era questão de horas para ser fechado. Não por acaso, o presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, autor do anúncio, desapareceu ontem. Não deu as caras na sessão da Assembleia Legislativa e evitou contato com a imprensa.

Fogo amigo
Rossoni foi sumariamente desautorizado por Osmar, em mais um indício de que a conversa com os tucanos azedou. Outro que também submergiu ontem foi o presidente estadual do PDT, deputado Augustinho Zucchi. Tido como fiel escudeiro de Osmar, Zucchi trabalhou ativamente para atrapalhar as negociações com o PMDB e o PT. Chegou a telefonar na tarde de terça-feira para dirigentes peemedebistas, para garantir que o senador teria fechado o apoio a Richa. Tudo para garantir a vaga de candidato a vice na chapa do tucano. O próprio Osmar estaria insatisfeito com o comportamento de Zucchi.

Brecha para Fruet
Caso Osmar confirme que enfrentará Richa na disputa pelo Palácio das Araucárias, reabrem-se as portas para a candidatura do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) ao Senado. Uma das vagas de candidato a senador na chapa tucana já foi reservada para o deputado federal Ricardo Barros (PP). A segunda aguarda por Dias, mas pode acabar sobrando para Fruet.

Prevenção
Nos encontros que teve com Osmar Dias nas últimas horas, Pessuti foi aconselhado a ir sozinho, sem acompanhantes. Justamente para evitar vazamentos de informações por parte de pessoas interessadas em melar as negociações.

Factóide
Dirigentes do PMDB garantiram ontem que as notícias sobre a possibilidade de indicação do deputado Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) como candidato a vice na chapa de Osmar não passaram de especulação. Stephanes não tem apoio nem do partido, nem do governador Orlando Pessuti para a vaga. Os deputados federais Marcelo Almeida e Rodrigo Rocha Loures são os mais cotados no momento.

Fora do páreo
O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) apresentou ontem seu programa de rádio, sinalizando que pretende cumprir mesmo a promessa de abandonar a política e não mais se candidatar a cargos eletivos, muito menos disputar a reeleição esse ano. Pela lei eleitoral, políticos que apresentam programas de televisão e rádio tem que se afastar da atividade após as convenções partidárias. A convenção do PTB foi na última segunda-feira, e Canto sequer compareceu.

Tratado
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou ontem requerimento do deputado federal paranaense Eduardo Sciarra (DEM) solicitando audiência pública para debater a revisão do Tratado de Itaipu, proposta pelo governo Lula. A revisão implica no aumento dos pagamentos anuais a serem efetuados pelo Brasil ao Paraguai de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões. Como o final do Tratado está previsto para 2023, serão 13 anos de aumento de despesas, explicou Sciarra. De acordo com o deputado paranaense, é evidente que tais recursos serão custeados pelo povo brasileiro, seja na forma de tarifa mais alta de energia, seja por desembolsos do Tesouro Nacional ou de qualquer outra fonte.

Recesso
A vereadora Renata Bueno (PPS) apresenta hoje o projeto que anula o recesso do mês de julho na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). De acordo com a Comissão de Revisão da Lei Orgânica Municipal (LOM), por meio do artigo 29, permite-se a suspensão das atividades neste período do ano. A vereadora não observa justificativas plausíveis para este recesso – já que todos os cidadãos desempenham normalmente suas atividades. Renata Bueno propõe que o primeiro período legislativo encerre em 30 de junho e o segundo se inicie em 1 de julho.

ICMS livre
A Assembleia Legislativa promoverá hoje uma audiência pública para debater a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) nas contas de serviços públicos das igrejas e templos religiosos. A reunião acontecerá no Plenarinho, a partir das 14 horas. Proposta pelo deputado pastor Edson Praczyk (PRB), a audiência terá o objetivo de discutir com as empresas que prestam serviços públicos de que forma elas farão a isenção do ICMS nas contas de igrejas e templos de qualquer culto instalados no Paraná.

Parabólica
São José dos Pinhais é a mais nova cidade brasileira a receber as ações de prevenção e policiamento qualificado do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A cerimônia que marca o início de pelo menos 12 projetos sociais vai ser hoje, dia 17, a partir das 14h no bairro do Guatupê.

Em alta
O parcelamento de multas de trânsito em até seis vezes foi aprovado em decisão terminativa, ontem, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Essa flexibilização no pagamento foi proposta em projeto de lei (PLS 20/10) do senador Raimundo Colombo (DEM-SC).

Em baixa
Oano eleitoral promove algumas alterações na Câmara de Curitiba. Foi suspenso até o final do processo eleitoral, a realização das sessões solenes e do tempo de 15 minutos para Tribuna Livre, disponível todas as quartas-feiras, logo após o encerramento do pequeno expediente