O governador Roberto Requião (PMDB) teria “desistido” de Carlos Moreira, candidato peeemdebista á Prefeitura de Curitiba, porque teria percebido que Rafael Greca seria melhor candidato a prefeito. Só agora ele teria se convencido que Greca poderia pelo menos levar a disputa para o segundo turno. O problema seriam as denúncias de mau uso do dinheiro público na Cohapar, órgão comandado pelo ex-prefeito de Curitiba.  Mas, como os próprios peemedebistas dizem, “chorar o leite derramado não adianta”.

Dúvida
Mesmo assim, o PMDB garante que dessa vez Requião vai à marcha de Moreira, na Boca Maldita, no sábado. Na semana passada, o governador simplesmente faltou ao evento. As apostas estão abertas.

Nova moda
Virou moda entre os candidatos a prefeito xingar o governador Roberto Requião. Em Araucária, o candidato Albanor Gomes (PSDB) colocou no programa eleitoral um video em que o candidato a prefeito do PMDB, Olizandro Ferreira, chama o governador de psicopata. A juíza eleitoral Maria Cristina Franco Chaves já cortou as asinhas dos tucanos. Determinou a retirada do programa do ar.


Insegurança
Faltam PMs (I)
Os deputados de oposição voltaram a criticar que o efetivo da Polícia Militar é deficitário em relação ao que determina a lei e alertaram que o número de policiais não atende o mínimo necessário para reduzir os altos índices de violência no Paraná. “De que adianta aumentar o efetivo da PM no papel se na prática não há contratações?”, questionou o líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM). Segundo ele, hoje o Paraná tem um déficit de quatro mil policiais. “O total de policiais na ativa é de 17.276 policiais”, completou.

Faltam PMs (II)
A cobrança surgiu ontem, na Assembléia, quando os deputados aprovaram uma proposta do Executivo para aumentar em 256 o número de policiais. A mensagem pede que o efetivo da PM passe de 21.342 (lei 15.746) para 21.598 militares. De acordo com Rusch, além de o efetivo não ser compatível com o que manda a lei, pelo projeto, 113 dessas novas vagas serão preenchidas por meio de promoção. “Nesse caso, o policial será promovido para uma nova vaga criada. Em compensação, a vaga que foi deixada não será preenchida”, destacou Rusch. O deputado Marcelo Rangel ressaltou que o Paraná tem hoje um dos mais baixos efetivos do país. O Paraná possui pouco mais de 10 milhões de habitantes. Calculando pelo efetivo atual, há uma média um policial para cada 595 habitantes.


De mal a pior
Integrante do PSDB na Comissão Mista de Orçamento, o deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR) avaliou o Projeto de Lei Orçamentária para 2009 entregue pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional no último dia 27. Entre os destaques negativos nas previsões governamentais, ele destaca os exagerados gastos com a folha de pessoal, a manutenção da elevada carga tributária e uma projeção menor para o crescimento do Produto Interno Bruto em relação a 2008 — de 5% para 4,5%.

Grampos
Em Brasília, só se fala nos tais grampos. Em discurso ontem, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que é favorável à existência de um sistema de inteligência, informação e contra-informação no País, mas observou que, para que tal sistema seja eficaz, será necessário repensar o papel da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Em alta
Servidores do município compareceram à Câmara de Curitiba, na terça-feira, para entregar anteprojeto de lei à Comissão de Participação Legislativa,  pedindo mudanças na lei que criou o Instituto Curitiba Saúde  (ICS).

Em baixa
Em entrevista ao telejornal Paraná TV da noite, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) defende com unhas e dentes o recesso branco na Assembléia Legislativa. “Nós trabalhamos duramente e não temos férias”, disse o deputado.