A semana será ainda mais curta que o normal na Assembléia Legislativa. Com o presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM), em licença e o governador Requião fora do País, a ordem é evitar votações polêmicas. A pauta de ontem, por exemplo, já foi fria, e tudo indica que também será assim hoje.


Enforcando
A tendência é que os deputados antecipem a sessão de quarta-feira para o período da manhã, para poderem viajar em seguida. E mesmo essa sessão deve ser esvaziada, já que a maioria dos parlamentares vai aproveitar para antecipar o feriado.


Reajuste
A Mesa Executiva da Assembléia anunciou ontem que está apresentando um projeto de resolução que reajuste em 5% os valores dos vencimentos básicas dos servidores ativos e inativos do Quadro de Pessoal da Casa a partir de 1º de maio. A reposição salarial, nos mesmos moldes do Poder Executivo, corresponde à inflação arredondada do período compreendido entre maio de 2007 e abril deste ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).



Improbidade
O vereador de Curitiba, Custódio da Silva (PR) promete entrar com uma ação, por ato de improbidade administrativa, contra a colega de parlamento, Roseli Isidoro (PT), que teria utilizado a estrutura da Câmara para fazer propaganda eleitoral extemporânea. Segundo Custódio, a petista imprimiu, com recursos da Casa, folders e cartazes para divulgar uma audiência pública na Comissão de Urbanismo para discutir a implantação do rodízio de carros. O vereador afirma que ela pecou ao incluir seu nome e telefone no material.


Contas de 2006
A prestação de contas do senador Osmar Dias (PDT) das eleições de 2006 ainda não foi julgada pelo TRE/PR. Naquele ano, o pedetista foi derrotado no 2º turno por Requião na disputa pelo governo do Estado. A prioridade dos julgamentos é para as contas dos eleitos. De acordo com a legislação, as prestações de contas devem ser julgadas antes da diplomação e posse.


Calendário
O  diretório municipal  do PSDB marcou para o dia 28 de junho a convenção que vai confirmar a candidatura do prefeito Beto Richa à reeleição.  às eleições de 5 de outubro. O  PT também já marcou a convenção nos dias 13 e 14 e o PMDB no dia 14 de junho. Pela lei eleitoral, o prazo para convenções vai de 10 az 30 de junho.



Porto
O Porto de Paranaguá volta a ser o centro de debates na Assembléia Legislativa hoje às 10 horas no  Plenarinho. O engenheiro naval Geert Prange vai analisar as questões mais discutidas do Porto de Paranaguá, principalmente a dragagem do Canal da Galheta. A audiência pública é uma proposta do deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição.


Outra em Paranaguá
Em Paranaguá, o PT vive uma guerra interna às vésperas da eleição. O diretório municipal do PT foi destituído pela executiva estadual do partido. A executiva estadual também vetou a decisão de apoiar a reeleição do prefeito José Baka Filho, do PDT. A decisão não agradou outros caciques petistas, como o deputado federal Ângelo Vanhoni (PT). Há quem defenda que a questão seja levada para o diretório nacional.


Em alta
Foi aprovado em segundo turno, ontem, o projeto da Prefeitura que define a localização de pólos no trecho sul da Linha Verde e cria incentivos construtivos para os terrenos ali situados. O primeiro trecho de implantação vai do Terminal do Pinheirinho à Avenida Comendador Franco.


Em baixa
O Juiz Federal Friedmann Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba, condenou o Estado do Paraná e a União Federal ao fornecimento do medicamento Fortéo/Teriparatida, a cada 28 dias, por tempo indeterminado, para um paciente.