Adesão
O PSL fez ontem convenção para referendar o apoio à reeleição do prefeito Beto Richa e a coligação na majoritária com o PSDB, além o lançamento da sua chapa pura e completa na proporcional sem coligação. Com isso, a coligação formada pelo tucano já reúne O bloco de apoio à reeleição do prefeito conta agora com nove partidos, contando além do PSDB e o PSL com DEM, PP, PPS, PDT, PSB, PT do B e PSDC.


Coligação
 O PMN anuncia em convenção no sábado, apoio à candidatura de Gleisi Hoffmann (PT) à Prefeitura de Curitiba. Também será apresentada a chapa de 50 vereadores que sairão para concorrer uma vaga à Câmara


Base
O PDT também faz convenção no sábado, para homologar a candidatura do deputado federal Barbosa Neto à prefeitura de Londrina, com a presença do senador Osmar Dias e do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A cidade foi escolhida para iniciar as convenções da legenda por conta da votação que Osmar teve na eleição para o governo em 2006, quando o senador teve 74% dos votos.  Osmar destaca a importância da aliança do PDT com PPS, DEM, PSDB e PSB e também com outras legendas para as eleições no Estado. Também no sábado, em Campo Mourão, acontece da oficialização da candidatura de Tauillo Tezelli, candidato do PPS à prefeitura do município. Segundo o senador, a consolidação da aliança fortalece o projeto de mudança para o Paraná em 2010. 


Privilégio
O líder do PPS na Assembléia Legislativa, deputado Douglas Fabrício, questionou, na quarta-feira o aumento salarial concedido aos diretores da ParanaPrevidência. Ele classificou como inadmissível o fato dos servidores estaduais receberem apenas 5%, enquanto que o reajuste concedido àqueles funcionários de alto escalão foi de 20%. O salário do presidente do fundo previdenciário saltou para R$ 20 mil enquanto que o dos diretores chegou a R$ 14 mil.Fabrício lembrou que recentemente o governo derrubou a proposta dos deputados da Oposição de aprovar um reajuste de no mínimo 15% aos servidores.


Piti
Ninguém entendeu o escândalo de Eduardo Requião, superintendente da Appa, na quarta-feira, praguejando a Fiep-PR. Ontem, o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito Nascimento, convidado da Fiep,  não só anunciouque o governo federal vai realizar a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá, como jantou com o governador  Requião.


Transgênicos
A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes (Abrasem) protocolou no Superior Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o governo do Paraná. A entidade considera que a resolução 102, do final do ano passado, incluiu novos critérios na forma de avaliação de sementes que vão além dos exigidos pela legislação federal. “Alguns produtores e cooperativas do Paraná estavam sendo multados por não estarem enquadrados nas novas exigências”, disse Ywao Miyamoto, presidente da Abrasem.


Reforma
Integrante da comissão da reforma tributária na Câmara, o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB), participou de reunião ontem com o Conselho Nacional de Política Fazendária, órgão formado pelos secretários estaduais de Fazenda. Segundo ele, foi definido acordo para a votação do relatório final da Reforma Tributária no próximo dia 16 de julho.


Em alta
 O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito Nascimento, anunciou ontem que o governo federal vai finalmente realizar a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá, que deverá ter um calado permanente de 15 metros


Em baixa
O Senado não fará sessões deliberativas na próxima semana. A decisão de fazer o recesso branco foi tomada ontem durante reunião de líderes e se deve às convenções partidárias e às festas de São João no Nordeste.  Os parlamentares só retornam às atividades no início de julho.