Os tucanos que ocupam cargos no governo Requião deram de ombros à determinação da cúpula do partido de abandonar os postos em protesto contra os ataques do governador ao prefeito Beto Richa. A reação do comando do PSDB foi tímida. Até agora, os caciques da legenda não disseram se vão agir de fato para “enquadrar” os dissidentes. Se continuar nesse “chove não molha”, a direção tucana corre o risco de se desmoralizar.
Vista grossa
A cúpula estadual do PSDB paga o preço pela leniência com que tratou até hoje os tucanos que ignoravam a postura de oposição do partido, e continuavam agarrados às benesses do governo. A direção do partido preferiu fazer vista grossa ao fisiologismo, e agora, seus filiados que mantém laços com Requião fazem de conta que não é com eles, pelo simples fato de não verem autoridade moral no comando da legenda para chamá-los a mudar de comportamento.
Acessibilidade
A Comissão Especial de Transporte Coletivo Urbano da Câmara do Deputados poderá votar ainda neste ano a regulamentação do transporte coletivo. A luta agora é pelo cumprimento da lei, em especial para garantir a acessibilidade nos coletivos. O Brasil conta hoje com quase 15% de pessoas portadoras de necessidades especiais. Levando em conta uma população de 200 milhões de habitantes, são cerca de 30 milhões de pessoas.
Contribuição
O deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB/PR) disse que pode dar sua contribuição à comissão como parlamentar e como vivente dessa situação de acessibilidade, por ser um deficiente. “A gente se depara com algumas coisas incríveis no dia a dia. Eu penso que a melhoria à acessibilidade urbana no meio de transporte tem que ser feita contemplando também o entorno, ou seja as estações de metrôs, as rodoviárias e os pontos de ônibus. As duas coisas são inseparáveis. Então, precisamos melhorar nesse sentido”, disse.
Correndo o trecho
Enquanto o cenário político na Capital fervilha, o senador Osmar Dias (PDT) segue ao largo da crise envolvendo seus antigos aliados, percorrendo o Estado em busca de apoio para sua candidatura ao governo em 2010. Hoje, Osmar participa de reunião da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP), em Cornélio Procópio, no Norte do Estado, com os 23 prefeitos que integram a entidade.
Festa do Milho
Ainda hoje, Osmar Dias segue a Bandeirantes, onde participa, às 19h30, da abertura oficial da 11ª Festa do Milho. Antes do evento, o senador tem encontro com lideranças locais.
Copa
Prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba estiveram nesta semana em Brasília apresentando projetos para obras de infraestrutura, visando a Copa do Mundo de 2014. A reunião aconteceu no Ministério do Planejamento e, além de Paulo Bernardo, contou com a participação do ministro das Cidades, Márcio Fortes.
Obras
O principal objetivo da reunião foi mostrar a importância de realizar obras de infraestrutura, particularmente no sistema viário, também na RMC. A idéia é facilitar o acesso à capital, além de garantir mais segurança a comunidade e turistas. O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), apresentou o projeto para a construção de um viaduto na divisa com Curitiba, próximo ao Autódromo Internacional.
Prato feito
O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PMDB), mantém sua andança pelo interior nos finais de semana, sem assumir a pré-candidatura a governador em 2010. No domingo, ele almoça fora. Vai a Campo Mourão participar da Festa do Carneiro no Buraco. Lá, com o prato típico à sua espera, estarão o deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) e o ex-prefeito da cidade e presidente estadual do PPS, Rubens Bueno.
Aquecedor
Esquenta o clima político no Norte do Paraná. O jornalista João Carlos Gimenes, que trabalhava no programa “Barbosa Neto Show”, disse que era nomeado como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, nomeado pelo então deputado estadual Barbosa Neto (PDT), que hoje é prefeito de Londrina. A declaração foi dada ontem ao Ministério Público no inquérito civil que apura supostas irregularidades na contratação de assessores quando o prefeito era deputado estadual, entre 2003 a 2006.
Agenda
O ministro da Previdência, José Pimentel, é um dos convidados do Seminário Previdência Social que acontecerá hoje, na Assembleia Legislativa. O tema central é a aposentadoria das donas de casa, mas também se discutirá a formalização dos microempreendedores.
Em alta
A direção nacional do PSDB regulamentou as regras das prévias para a escolha do candidato do partido à sucessão do presidente Lula, defendidas pelo governador de Minas Gerais, AÉCIO NEVES, que disputa a indicação com José Serra.
Em baixa
Poucas horas depois de pedir o afastamento de José Sarney (PMDB/AP) da presidência do Senado, a BANCADA DO PT foi “enquadrada” por Lula e recuou, demonstrando que os tempos de paladinos da moralidade do partido ficaram no passado.