Depois de milhões de títulos honorários, beneméritos, honras e outros prêmios do gênero, os próprios lparlamentares começam a colocar um freio na prática que acabou por banalizar as homenagens das Casas Legislativas. rojeto proíbe criação de novos prêmiosProjeto apresentado na Câmara de Curitiba proíbe a criação de novos prêmios na Casa, com exceção dos diplomas de votos de louvor e congratulações.


Tesoura
 A proposta é do vereador Mario Celso Cunha (PSDB), que lembra as diversas honrarias já instituídas e outras em análise, contemplando aqueles que se destacam em todas as áreas e setores da comunidade.  São, segundo ele, 22 prêmios e títulos já outorgados, como os de Vulto Emérito, Cidadão Honorário, Cidade de Curitiba, Cultura e Divulgação, Consagração Pública Municipal, Mérito Esportivo, Mérito de Saúde, Servidor Público Padrão, entre outros, além de seis proposições em tramitação. O líder do prefeito cita ainda o último caso, os prêmios Cultura da Paz, Lala Schneider e Motorista do Ano.
 
Só nominal
Os deputados estaduais, por sua vez, aprovaram na semana passada proposta de lei que altera o sistema de votação de projetos para concessão de título de Cidadão Honorário ou Benemérito do Paraná. Por proposição do deputado Nelson Justus (DEM), matérias dessa natureza passam a ser realizadas mediante votação nominal, como manda a nova emenda da Casa.


Os astros 
A TV Assembléia ainda não está no ar, mas já tem mexido, e bastante, com o ego dos deputados. Eles têm gravado as vinhetas para a estréia da emissora, onde cada um conta a sua trajetória política. Alguns exageram na maquiagem, outros chegam a chorar e há até aqueles que têm feito sessões de fonoaudiologia para estrear na telinha. A TV Assembléia, que será responsável pela transmissão das sessões legislativas, deverá estrear sua programação no mês de julho – a data ainda não foi definida.


Pilotos
Alguns deputados, principalmente aqueles que já têm experiência com a TV ou com as ondas do rádio, apresentaram pilotos de programas para serem apresentados na emissora. Até agora nenhum recebeu o sinal verde da presidência da Casa. Há que diga que o presidente Nelson Justus (Democratas) não vai ceder programas para ninguém, pelo menos agora.


Reajuste
O Líder do Governo na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), pediu regime de urgência para a votação da mensagem governamental que prevê o reajuste dos vencimentos das carreiras estatutárias do Poder Executivo do Paraná. A matéria também estabelecerá os índices e os critérios que serão utilizados.


CPI das invasões (II)
Moradora de uma das ocupações irregulares do bairro Santa Quitéria, Fátima Freitas é a convidada para prestar esclarecimentos na polêmica CPI das Invasões da Câmara de Curitiba, hoje. Em entrevistas à rádios e televisões, ela apontou possíveis incentivadores das invasões na cidade, citando o nome de Doático Santos, assessor especial de governo para assuntos de Curitiba e presidente municipal do PMDB.


CPI das Invasões (II)
A reunião será na sala das Comissões da Casa, às 14 horas. Presidida pelo vereador Tico Kuzma (PPS), a CPI já ouviu o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche; o administrador regional do Portão, Fernando Guedes; o pastor Carlos Lima, assessor do governador, também citado como envolvido, e o comandante do Policiamento da Capital, coronel Amaro do Nascimento Carvalho. Convidado, Doático Santos informou que não compareceria.


Em alta
 O presidente eleito da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Castro, Moacyr Fadel (PMDB), toma posse oficialmente no hoje. No mesmo dia,  reúne os prefeitos para discutir o corte dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Em baixa
Ao mesmo tempo que valorizou a escolinha do governo de amanhã, o sorteio do tal ônibus como prêmio aos deputados que comparecerem à reunião deixou o governo Requião mais sem credibilidade ainda. Até em Brasília, a história chegou.