Os deputados do PMDB bem que tentaram sair pela tangente, mas não conseguiram esconder a decepção com o desempenho pífio do candidato do partido à prefeitura de Curitiba, Carlos Moreira Jr, que na pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira, conseguiu a façanha de ficar no zero intenções de voto, depois de ter registrado 1% na pesquisa Datafolha. O presidente do conselho político peemedebista, deputado Alexandre Curi, disse não ter o que comentar. “Só dá para falar depois que ele aparecer na pesquisa”, resumiu.

Estratégia
O líder do governo na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), ainda tentou sem muito esforço, dourar a pílula, repetindo o discurso de que Moreira terá chance de crescer depois que começar o horário eleitoral gratuito de rádio e TV. Mas lembrou que muito antes da candidatura do ex-reitor ser oficializada, já alertava para a falta de estratégia da preferido do governador para se viabilizar como alternativa na eleição da Capital. Já o deputado Mauro Moraes (PMDB) não poupou Moreira. Segundo ele, o desempenho desastroso do candidato peemedebista já era previsto, e não há perspectivas de que Moreira decole, pelo contrário. Moreira, na opinião do peemedebista, corre o risco de ver sua rejeição, que já é alta (15%), aumentar cada vez mais.

Satisfação
Chamou a atenção de quem acompanhou, na manhã de ontem, o julgamento das contas de 2007 de Requião no Tribunal de Contas, a cara de satisfação do conselheiro Maurício Requião, quando parabenizado pelo colega de plenário Heinz Herwig. Depois de destacar que o governo cumpriu os investimentos em educação, Heinz elogiou o ex-secretário. “Nosso colega está de parabéns pelo desempenho à frente da Secretaria de Educação”.

Descontração
Ao encerrar a leitura do parecer prévio e dar seu voto, o relator Heinz Herwig não perdeu a piada. “Gostaria de agradecer a todos aqueles que de alguma forma contribuíram na análise das contas de 2007. Gostaria de agradecer também a quem não ajudou, mas também não atrapalhou”.

Congresso
A Associação dos Magistrados do Paraná promove amanhã o Congresso de Direito Penal em homenagem ao Desembargador Luiz Viel. Entre os palestrantes está o juiz de Direito e professor José Laurindo de Souza Netto, que vai falar sobre as reformas do Processo Penal em perspectiva crítica, às 15h30. Informações pelo telefone: (41) 3017-1600.

Em alta
O Dia dos Feirantes é 25 de agosto. Para comemorar, a Associação de Feiras Livres de Curitiba terá um evento no dia 24, no Clube 3 Marias.  Ontem, eles convidaram o prefeito Beto Richa para o evento. O prefeito se reuniu com a categoria ontem.

Em baixa
Em Almirante Tamandaré, na região Metropolitana de Curitiba, o atual prefeito, Vilson Goinski (PMDB) e sua vice, Dete Pavoni (PMDB), candidatos à reeleição, tiveram o registro cassado pelo juiz Eduardo Novacki, sob a acusação de abuso do poder político.