O principal articulador do senador Osmar Dias (PDT) na Assembleia, deputado Augustinho Zucchi (PDT), esteve na última quarta-feira no escritório político do ex-prefeito Beto Richa (PSDB). Coincidência ou não, a visita aconteceu no mesmo dia em que cresceram as especulações sobre uma possível desistência de Dias em disputar o governo do Estado para apoiar Richa. O senador pedetista negou tudo e garantiu que continua firme no seu projeto eleitoral de conquistar o Palácio das Araucárias. Zucchi nem disfarça na sua preferência por uma aliança com os tucanos na qual seria candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Richa.
Maratona
Enquanto muitos torcem para que ele desista, o senador Osmar Dias (PDT) continua correndo o Estado como pré-candidato ao governo. Nesta sexta-feira, Osmar participa de reuniões em Ponta Grossa, onde dá entrevista sobre o fim da multa que o Paraná pagava à União por conta dos precatórios oriundos da venda do Banestado, na Associação Comercial. De Ponta Grossa, Osmar segue a Carambeí, onde participa da abertura de exposição agropecuária. Dos Campos Gerais, Osmar vai a Maringá, onde prestigia abertura da 38ª. Expoingá. Depois embarca para Mandaguari, onde terá reunião com prefeitos e lideranças da região da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) e Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema). O roteiro ainda passa por Foz do Iguaçu e no sábado, por Cascavel.
Desistência
A ex-secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Lygia Puppato, confirmou ontem que retirou sua pré-candidatura ao governo pelo PT. Lygia afirma que há menos de cinco meses da eleição não há como viabilizar uma candidatura competitiva, que dê suporte ao palanque da presidenciável petista, Dilma Roussef, no Estado. Ela lembrou que pelas últimas pesquisas, Dilma está muito atrás do tucano José Serra (PSDB) no Paraná. E que portanto, o PT tem a responsabilidade de insistir em uma aliança com os partidos da base do governo Lula no Estado – em especial o PDT do senador Osmar Dias e o PMDB do governador Orlando Pessuti. A ex-secretária sinalizou que ainda espera uma intervenção do presidente Lula nas negociações para a formação de uma frente governista no Paraná.
Casamento
em crise
O governador Orlando Pessuti (PMDB) minimizou ontem os ataques do ex-governador Roberto Requião (PMDB), que disse estar perplexo com a atuação de seu sucessor no poder. Em entrevista a rádios em Maringá, Pessuti garantiu que a crise entre ele e Requião é passageira, e que na hora certa o ex-governador vai apoiar sua candidatura ao governo. Nos conhecemos há 27 anos e temos problemas de relacionamento. É como se fosse um casamento. Tem altos e baixos, isso é normal, disse Pessuti.
À revelia
Em tempo, o ex-governador Requião foi notificado pela Justiça por conta de um outdoor em Mangueirinha que fazia uma homenagem a ele e foi considerada propaganda eleitoral antecipada. Reclamou que sequer sabia da existência da homenagem, muito menos a teria autorizado.
Paciência
Fotógrafos, cinegrafistas e repórteres tomaram um chá de cadeira no quartel da Polícia Militar – esquina das ruas Marechal Floriano Peixoto com Getúlio Vargas. Os profissionais da imprensa passaram toda tarde esperando a saída do ex-diretor geral da Assembleia, Abib Miguel, da carceragem, onde está detido desde o último dia 24.Amparado por um habeas corpus, Bibinho aguardava apenas a chegada do alvará de soltura para sair.
Condenado (I)
A Justiça condenou o ex-prefeito de Nova Fátima entre 2001/2004, José Delanhol, a quatro anos e seis meses de prisão em regime semi-aberto por crime de responsabilidade. Delanhol, que terá direito a recorrer da decisão em liberdade, fica também impedido pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, seja o cargo eletivo ou de nomeação.
Condenado (II)
O ex-prefeito foi acusado pelo Ministério Público de irregularidades como a publicação de atos oficiais da Prefeitura em órgão não oficial, e gastos com eventos públicos para promoção pessoal. Delanhol foi condenado também pela compra de um bisturi eletrônico superfaturado, e por permitir o uso de bem público por particular. A condenação apontou para a utilização indevida, em favor de uma empresa construtora privada, de mais de 118 horas de uso de uma retro escavadeira pertencente ao município, inclusive com o emprego de mão de obra de servidores públicos.
Parabólica
O 20º Batalhão de Polícia Militar realiza hoje, às 9h, cerimônia de homenagem a policiais destaques e aproveita para divulgar números recentes sobre suas atividades operacionais, como prisões e apreensões. O evento ocorre em frente ao Colégio Municipal Maria Malri Piovezan, no bairro Uberaba.
Em alta
A instalação de mais uma câmera de segurança feita pela Prefeitura de Curitiba trouxe tranquilidade para os comerciantes das proximidades do cruzamento da rua 13 de Maio com a Presidente Faria, no Centro. O equipamento começou a funcionar na última sexta-feira (30).
Em baixa
Os mercados viveram um dia de pânico com a crise da grécia ontem. A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou em forte baixa de 2,31%, aos 63.414,22 pontos. A Bolsa chegou a cair, no meio da tarde, 6,4%, ficando na casa dos 60 mil pontos.