Aliados do prefeito Beto Richa (PSDB) comemoraram o desempenho do tucano no primeiro debate televisivo da campanha, realizado na quinta-feira à noite, na Band Curitiba. Para o presidente estadual do PSDB e deputado Valdir Rossoni, enquanto Beto mostrou tranqüilidade e conhecimento da cidade, os outros candidatos só apresentaram perguntas e respostas decoradas. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), o prefeito teve a responsabilidade de assumir apenas compromissos que são possíveis de serem cumpridos. “Os outros candidatos mostraram-se imaturos, tanto para o debate como para governar a cidade”, avaliou.
Pupilo
O governador Requião comemorou o desempenho de seu pupilo, o ex-reitor da UFPR, Carlos Moreira Jr (PMDB). “O Moreira mostrou neste debate que traz no coração o amor e a solidariedade de um médico, com conhecimentos consolidados de urbanismo e administração pública”, comentou.
Propositivo
Ao avaliar o resultado do debate, a candidata do PT, Gleisi Hoffmann, manteve a postura cautelosa que vem adotando na campanha. “Quem ganhou o debate foi o povo de Curitiba. Foi um debate propositivo, em que tivemos a chance de expôr os problemas da cidade. É isso que prezamos em nossa campanha, o confronto de idéias e não as agressões”, comentou.
Atrasada
Os partidários do prefeito Beto Richa, porém, não perderam a chance de soltar farpas contra a candidata petista à Prefeitura. Segundo eles, Gleisi prometeu criar um centro de desintoxicação para tratamento de viciados em drogas, mas Beto Richa já criou cinco Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) em quatro anos.
Poste
Os tucanos também lembraram que o tal poste no meio da calçada na avenida Anita Garibaldi, mostrado no início do debate pela Band de quinta-feira só está lá porque o governador Roberto Requião suspendeu o repasse de verbas para a prefeitura, em represália ao apoio de Beto Richa ao candidato de oposição ao governo na eleição de 2006, Osmar Dias (PDT).
Degola
O Tribunal Regional Eleitoral cassou mais cinco vereadores por infidelidade partidária na noite de quinta-feira. Enevaldo Farias de Aguiar, de Presidente Castelo Branco, que trocou o DEM pelo PP; Claudinei Ribeiro, de Cidade Gaúcha, que mudou do PDT para o PTB; Mauro Bertoli, de Apucarana, do DEM para o PTB; José Marcos Brustolin, de Rio Bonito do Iguaçu, eleito pelo PP em 2004 e hoje no PMDB; Terezinha Moreira, de Ramilândia, eleito pelo PP e atualmente no DEM; e Antonio Rafaeli, de Sertanópolis, que foi do PSL para o DEM. Com isso, já são 141 os vereadores que perderam o mandato por mudar de partido no Estado.
Condenado
O deputado estadual Carlos Simões (PR) foi condenado na última sexta-feira pela Corte do TRE por calúnia, injúria e difamação durante veiculação de programa de rádio. Inicialmente a pena seria de um ano de detenção e 17 dias de pagamento de multa, mas foi revertida em prestação de serviços comunitários.
Em alta
Na sexta-feira, as caixas de e-mails das redações de amanheceram abarrotadas de mensagens dos comitês declarando seus candidatos vencedores do debate da Band. Não fosse pelo nervosismo de Lauro Rodrigues (PT do B), o encontro teria passado em brancas nuvens.
Em baixa
A Promotoria de Justiça de Matinhos cumpriu na sexta-feira mandado de busca e apreensão na Câmara de Pontal do Paraná e na residência do presidente, vereador Alexandre Pereira. O MP apura as denúncias de desvio de diárias .