A cúpula do PSDB divulgou ontem lista de mais de duas dezenas de políticos que migraram para o partido na última semana, antes do final do prazo para a filiação de candidatos às eleições do ano que vem. Boa parte veio do PMDB do governador Requião.
Ronda
Além de Mauro Moraes, pelo menos mais dois deputados estaduais andaram “rondando a cerca” tucana nos últimos dias. Só não trocaram de lado pelo medo de perderem o mandato.
Quase verde
Outro que também teria pensando em deixar o PMDB seria o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida. Segundo consta, Cheida andou negociando com o Partido Verde, mas desistiu na última hora temendo represálias.
Adjetivos
O deputado Nereu Moura (PMDB) não poupou adjetivos contra Aldair Rizzi, que mesmo ocupando cargo no governo do Estado, trocou o partido de Requião pelo PSB do vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. “Oportunista” e “trânsfuga” foram os termos mais amenos utilizados para definir o ex-peemedebista. Moura disse que se fosse o governador, demitia todos os que mudaram de partido estando no governo.
Em Brasília
Em tempo. Nada menos que 5% dos 513 deputados federais trocaram de partido, a um ano das eleições de 2010. No Senado, o quadro é semelhante, com quatro dos 81 senadores mudando de legenda. No troca-troca partidário, o PMDB da Câmara foi o que perdeu mais deputados federais: oito ao todo. Já o PSC ganhou seis novos parlamentares na Câmara, saltando de uma bancada de 14 para 20 deputados federais, além de conquistar um senador. O PSDB no Senado foi o partido que mais cresceu, passando de uma bancada de 13 para 15 senadores. A maioria dos partidos não cogita ir à Justiça tentar reaver o mandato dos parlamentares infieis. Apenas o DEM e o PDT manifestaram, por enquanto, a decisão de recorrer à Justiça.
Estrangeirismos
O desembargador Celso Rotoli de Macedo, do Tribunal de Justiça, acatou na sexta-feira pedido de liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade do Sindicato das Empresas de Publicidade (Sepex) suspendendo os efeitos da Lei 16.177/09 de 17 de julho de 2009, que obriga a tradução de publicidade em língua estrangeira no Estado do Paraná. A lei, proposta pelo governador Roberto Requião e aprovada pela Assembleia Legislativa, foi apontada pelo Sepex como inconstitucional.
Tom
O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), elevou o tom ao ser questionado ontem sobre os rumos do Democratas no Estado. Afirmou com todas as letras que vai apoiar a candidatura de Beto Richa ao governo, “independente da decisão do partido”. E ainda acusou o presidente estadual do DEM, deputado federal Abelardo Lupion, defensor do apoio a Osmar Dias (PDT), de “falar demais”.
Álcool
O uso de álcool gel, implantado gradativamente em quase todos os espaços coletivos, está, segundo o autor do projeto que torna o produto obrigatório no comércio de alimentos, vereador João do Suco (PSDB), “quebrando paradigmas culturais em favor da prevenção da saúde pública.” A proposta, vetada parcialmente, porém mantendo as principais prerrogativas de higienização das mãos, foi comentada pela vereadora Julieta Reis (DEM). A parlamentar ressaltou o aspecto positivo da iniciativa, que, na avaliação custo-benefício, é de grande importância para a saúde.
Dois anos depois
Dois anos depois da desocupação, o governador Roberto Requião autorizou a Secretaria de Obras Públicas a realizar licitação para a obra de reforma e recuperação do Palácio Iguaçu. A obra tem investimento previsto de R$ 25 milhões. O governo diz que desde 2007, arquitetos da Secretaria de Obras Públicas fizeram o levantamento da situação atual do edifício e elaboraram o estudo preliminar de reforma e recuperação. A idéia é que a sede do governo volte a ser no Palácio Iguaçu.
Agenda
A Assembleia Legislativa alterou a agenda de eventos da semana, incluindo nesta terça-feira (6), a visita do presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko. A convite do presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM), Burko falará para os deputados sobre o lixo urbano gerado no Paraná, tema de interesse da sociedade, e também sobre os trabalhos desenvolvidos pelo instituto. A reunião acontecerá às 14h30, no Plenário. Com a visita do presidente do IAP, o evento de instalação oficial do Centro de Operações Legislativas (Copelegis), que aconteceria nesta terça, foi transferido para amanhã, às 14h30, no Plenário.
De hoje até 8 de outubro, na Semana da Pequena Empresa, o Sebrae/PR, em parceria com o Sistema Fecomércio, realiza a segunda edição da ‘Semana de Atualização do Comércio’, em Curitiba. Gratuitamente, vendedores, gerentes de vendas e empresários vão acompanhar painéis e palestras sobre temas como lojas virtuais; inovação; marca e fidelização de clientes; franquia; perfil de consumidores e gestão empresarial. O evento será realizado na sede do Sebrae/PR em Curitiba.
Em alta
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) oferece um novo serviço às partes e aos advogados que têm interesse em utilizar a ferramenta da conciliação. É só ir ao
Portal do tribunal (www.trf4.jus.br) e verificar a possibilidade de conciliação.
Em baixa
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), barrou ontem requerimento da bancada de oposição que pretendia convocar o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, para falar sobre a chacina.