Impressionante a argumentação do líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Péricles de Mello, para justificar o comportamento subserviente do partido na indicação do irmão do governador Requião para conselheiro do Tribunal de Contas. Segundo Péricles, a tese de que os conselheiros do TC deveriam ser escolhidos a partir de funcionários de carreira que ingressam no serviço através de concurso público seria uma “falácia”, pois o tribunal é um órgão político e seus julgamentos passam pelo Legislativo.

Lógica
Ao tentar justificar o injustificável, o líder do PT em nenhum momento citou o fato de que Maurício Requião é irmão do governador e terá a responsabilidade de julgar as contas do próprio. Na lógica neopetista pós-mensalão e valerioduto, esse fato provavelmente é um mero detalhe, uma coincidência que não deve ser levada em conta.

Novilíngua
Outro “baluarte” da esquerda paranaense, o líder do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, se esmerou em defender a indicação do chefe. Segundo ele, Maurício Requião vai atuar como conselheiro do TC com absoluta “imparcialidade”.

Fujão
Ameaçado de expulsão pelo PPS caso votasse em Maurício Requião, o deputado Felipe Lucas apelou para a velha estratégia da omissão. Foi o único parlamentar a não aparecer na Assembléia, ontem. Só a título de lembrança, Felipe Lucas foi o deputado que ganhou um ônibus de brinquedo do governador Requião, em uma das reuniões da “escolinha”.

Eleição
Os conselheiros do Tribunal de Contas (TC) elegem, na sessão de hoje, o vice-presidente da instituição, que substituirá o aposentado Henrique Naigeboren. O mais cotado para assumir o cargo é Caio Nogueira Soares. Vale lembrar que, por tradição, o vice sempre é eleito presidente do TCE.

Cativa
A cadeira de conselheiro do TC, que será ocupada por Maurício Requião, já pertenceu a Cândido Martins — por coincidência, parente próximo do ex-governador Nei Braga.

Aposentadoria
Na sessão de hoje do TC, também será analisado o pedido de aposentadoria de Naigeboren. O processo é o último item da pauta.

No ar
No final da tarde de ontem, entrou no ar a página do candidato tucano Beto Richa (beto45.can.br). O site é o primeiro entre os oito candidatos à prefeitura de Curitiba a entrar em funcionamento. A página inclui vídeos, áudios e blogs da campanha e da primeira-dama, Fernanda Richa.

Sem chance
O juiz da 15ª Vara Cível, Osvaldo Nallin, revogou liminar pedida por Marinete Silva para concorrer como candidata a prefeita numa chapa pura do PRTB. No despacho, o juiz ainda determinou que a decisão seja oficiada na 1ª Zona Eleitoral do Paraná, pois a Justiça Comum não tem competência para julgar questões eleitorais. Com essa decisão, acabam as chances de Marinete de concorrer ao pleito. Ela faz parte do grupo rebelde do PRTB municipal que não concorda com a coligação Uma só Curitiba, na qual o partido apóia a candidatura do deputado Fábio Camargo (PTB) à prefeitura.

Em alta
O número de trabalhadores empregados em CURITIBA E RMC, em maio deste ano, foi estimado em 1,526 milhão, o que representa um acréscimo de 136 mil pessoas em relação a maio de 2007 — ou 9,8%, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

Em baixa
Ao avalizar a indicação do irmão do governador para o Tribunal de Contas, a ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA deu ontem mais uma demonstração de absoluta subserviência ao Executivo e descompromisso para com a opinião pública.