Quinhentos dos 3,9 mil vereadores do Paraná podem perder o cargo, caso prevaleça a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de que o mandato é do partido e não do parlamentar. Esse é o número de vereadores que mudaram de partido desde a última eleição municipal de 2004.


Raiz
O levantamento foi feito pela União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) que promove encontro no próximo dia 30, em Curitiba, justamente para debater a fidelidade partidária. O presidente da entidade, Bento Batista (PTB) de Juranda, alega que a principal causa que leva os vereadores a trocarem de partido é a ingerência dos diretórios regionais sobre os municípios. Segundo ele, os diretórios estaduais dissolvem os municipais para atender interesses de deputados sem consultar os vereadores e filiados do partido no município.


Curral
Como estratégia  para defender o mandato dos atuais vereadores, a Uvepar defende que a reforma política, a ser votada pelo Congresso Nacional, traga regras claras quanto às intervenções nos diretórios municipais. “Não podemos continuar a mercê dos interesses pessoais e eleitorais deste ou daquele deputado, como se o município fosse seu curral eleitoral onde se dissolve um diretório sem nenhum critério”, destacou ele.


Construtoras
A CPI das Invasões da Câmara de Curitiba volta a se reunir na segunda-feira. Foram convidados, pela segunda vez, os representantes das construtoras Plano Leve, Deisi Lacerda, e da Ecora, Raul Pinheiro Machado Filho. Da Construtora Triunfaz, deverá comparecer Mário Luiz Costa.


Movimentos
Segundo o presidente da CPI, vereador Tico Kuzma (PPS), também deverão estar presentes lideranças de movimentos populares e de associações de moradores. A comissão deve discutir ainda se vai ou não recorrer à Justiça para convocar o assessor especial do governador Requião e presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos. Acusado de envolvimento nas invasões, Doático até agora se recusou a depor.  


De saída
Uma das últimas atividades de Marcos Mazoni na presidência da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) foi vistoriar, na sexta, as obras do novo prédio da empresa, cuja conclusão está prevista para o final de julho. Mazoni está deixando a Celepar para assumir a presidência do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a convite do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente Lula.


Origens
O PSDB precisa refazer o caminho traçado nas origens de sua criação, apresentando um projeto nacional para o País que se coloque inequivocamente como alternativa às diretrizes do atual governo. Este é o ponto de vista que será defendido pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa, durante o III Congresso Nacional do PSDB, convocado para esta segunda-feira, em Brasília.


Aniversário
Neste sábado, o PDT completa 27 anos de fundação e a data será comemorada no Paraná no dia 31 em São José dos Pinhais, no Buffet Di Paladare. Na data também será comemorado os 25 anos do PDT de São José dos Pinhais. Diversas lideranças partidárias e supra-partidárias já estão confirmadas para o evento, entre elas, o presidente estadual da sigla, o senador Osmar Dias, que estará acompanhado de Sua esposa Maria Tereza, que inclusive muito tem se empenhado frente ao fortalecimento do Movimento de Mulheres do Partido.


Em alta
O deputado Ney Leprevost (PP) apresentou na Assembléia Legislativa dois projetos de lei, sendo que um deles estabelece normas de proteção à vida dos motociclistas comercias. Já o segundo pretende coibir vendas de acessórios ou peças  de carro roubadas.


Em baixa
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), nega ter recebido recursos de um funcionário da construtora Mendes Júnior para pagar despesas pessoais, como diz reportagem da Veja. Mas o estrago político e partidário já está feito e será difícil recuperar.