A Primeira Câmara do Tribunal de Contas decidiu ontem transformar em diligência o processo de prestação de contas de um convênio por meio do qual a Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE) repassou mais de R$ 3,3 milhões à Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura (Funpar) em 2007. O objetivo é colher a defesa dos diretores da Funpar, Paulo Afonso Bracarense Costa; e da RTVE, Marcos Antonio Batista, sobre relação as irregularidades apontadas no processo pela Diretoria de Análise de Transferências (DAT) e o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MpjTC).
Lixo (I)
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente anda dificultando o acesso às informações sobre a licitação do tratamento de lixo de Curitiba. Quem fala sabe pouco e quem tem as informações técnicas não fala.
Lixo (II)
A equipe do Jornal do Estado tentou ontem à tarde inteira falar com os responsáveis pela Comissão Especial de Licitação do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanose não obteve as informações.
Vou de Vô
Enquanto ainda mantém esperanças de um apoio formal do deputado estadual Antônio Belinati (PP), o candidato a prefeito de Londrina neste terceiro turno, Barbosa Neto (PDT), vai dando um jeitinho de se aproximar e angariar votos do ex-prefeito, que foi o primeiro colocado, mas teve sua candidatura cassada pelo TRE. Dentre as diversas propostas apresentadas pelo então candidato, o pedetista assumiu agora que vai construir o “Vô”. Esse era o nome dado por Belinati a um Centro de Atenção à Terceira Idade que pretendia construir em Londrina.
Erundina
A deputada federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSB), uma das fundadoras do PT, vai falar no programa gratuito do deputado federal e candidato a prefeito de Londrina, Luiz Carlos Hauly (PSDB). Petistas, entre eles Paulo Bernado (ministro do Planejamento) e Nedson Micheletti (ex-prefeito da cidade), também fundadores do petismo e que estão no palanque do adversário Barbosa Neto (PDT) estão “fulos” da vida.
Nulo
Como o assunto é a reta final da campanha eleitoral em Londrina (eleição será no próximo domingo), um oficial de justiça está correndo atrás de um personagem da política londrinense que estaria distribuindo um adesivo com os dizeres: “Sou Belinati e voto Nulo”.
Cooperativas
O Senado Federal aprovou ontem a regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. O substitutivo da Câmara ao Projeto de Lei do Senado (PLS 293/99), de autoria do senador Gérson Camata (PSB-ES) e relatado pelo líder do PDT, senador Osmar Dias, estabelece normas para o funcionamento das instituições financeiras constituídas sob a forma de cooperativas de crédito. Fica criado para o sistema de crédito cooperativo, um modelo integrado por quatro tipos de entidades.
Crise
O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), vice-líder do partido na Câmara, assumiu oficialmente ontem a presidência da Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Econômica, que vai analisar os impactos no Comércio e, ao final, formular propostas ao executivo. No discurso de abertura da reunião, Rocha Loures exortou os 18 parlamentares membros da Comissão a buscarem a eficácia na realização dos trabalhos, lembrando que a seriedade da crise exige ações e não discurso.
Em alta
A Comissão de Estudo Especial de Segurança de Brinquedos Infláveis de Grande Porte instalada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas avança nos trabalhos. O grupo, formado a partir de sugestão da Câmara de Curitiba, já iniciou testes.
Em baixa
Um pedido de informações sobre o funcionamento do Detran do Paraná, apresentado pelos deputados da Oposição, foi aprovado na sessão ontem, na Assembléia. Segundo o líder da bancada, deputado Élio Rusch (DEM ), é preciso uma série de esclarecimentos”.