O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa recebeu um pedido de cassação de mandato por quebra do decoro parlamentar contra o deputado estadual Jocelito Canto (PTB), que na semana passada causou polêmica ao questionar quem aqui não tem caixa dois. Canto garantiu estar pronto para colaborar com as investigações. O petebista ironizou o fato do pedido de cassação contra ele surgir justamente no momento em que a Assembleia vive uma avalanche de denúncias de desvio de dinheiro público e contratação de funcionários fantasmas que resultaram na prisão de três ex-diretores da Casa, e em suspeitas contra a própria cúpula do Legislativo. É um processo bacana. A Assembleia está vivendo um momento maravilhoso para cassar um deputado por quebra de decoro parlamentar. Quem sabe seja eu para começar, disse. Canto lembrou ainda dois ditados populares: quem não tiver pecado que não atire a primeira pedra. Você não acusa os outros se tiver telhado de vidro, afirmou.
Liberdade
Preso desde a manhã do último sábado, o ex-diretor da Assembleia, Abib Miguel, entrou ontem com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça (TJ/PR). O pedido de Bibinho está nas mãos da juíza da 2ª Câmara Criminal, Lilian Romero.
Solidário
O ex-governador Roberto Requião (PMDB) visitou o presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM), na manhã de ontem. Não se sabe o motivo e tão pouco o teor da conversa. Especula-se que, sem escolinha para comandar, Requião tenha ido levar solidariedade ao combalido Democrata.
Aliança
O presidente estadual do PT, deputado Ênio Verri, rebateu ontem as críticas do presidente do PP do Paraná, deputado federal Ricardo Barros, que afirmou nunca ter sido procurado ou recebido uma proposta de aliança do comando petista local para as eleições deste ano. Verri alega que como o PT não tem candidato ao governo, a responsabilidade por buscar esse apoio do PP seria do pré-candidato do PDT, senador Osmar Dias.
Filé
Barros também acusou o PT de não colaborar com a montagem de uma aliança que inclua todos os partidos da base do governo Lula no Paraná, como quer o presidente e a pré-candidata à Presidência, Dilma Roussef, afirmando que os petistas paranaenses só querem o filé mignon e não cedem posições para viabilizar um acordo. Não tem filé mignon maior do que ter o presidente Lula, com 84% de aprovação no Paraná, em seu palanque, alega Verri, repetindo que o partido só tem como exigência a vaga de candidata ao Senado para Gleisi Hoffmann.
Presidenciável
A senadora e pré-candidata à presidência da República pelo PV, Marina Silva, desembarca em Curitiba na quinta-feira. Entre os compromissos da agenda da presidenciável na capital estão um encontro com empresários na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e uma palestra na Faculdade UniBrasil. Na sexta-feira, Marina Silva segue para Londrina.
Liberado
O prefeito de Curitiba Luciano Ducci teve um encontro ontem em Brasília com o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, governador de Pernambuco. Campos reafirmou a Luciano Ducci que o PSB do Paraná está totalmente liberado para apoiar Beto Richa nas eleições para o Governo do Estado. Temos uma aliança de sucesso com o PSDB no Paraná, e esta aliança será mantida, assim como em outros estados, como Alagoas, Paraíba e Ceará, disse o presidente.O prefeito Luciano Ducci também se reuniu em Brasília com o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, para falar sobre os preparativos para a Copa do Mundo.
Livro
O vereador Mario Celso Cunha (PSB), presidente da Comissão Especial da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal de Curitiba, esteve presente no lançamento do livro O Mundo das Copas, de autoria do jornalista Lycio Vellozo Ribas, na Saraiva Mega Store do Crystal Plaza Shopping. O livro, mais de 500 páginas, foi elaborado em padrões internacionais, contando fatos históricos, curiosidades e dados importantes dos principais jogos de Copas do Mundo. Segundo Mario Celso, que também é cronista esportivo, Trata-se de um documento histórico, fonte de pesquisa e memória.
Luto
Foi enterrada ontem, em Curitiba, o corpo de Nice Braga, viúva do ex-governador do Paraná e ex-senador Ney Braga. Nice Braga tinha 82 anos e estava internada há uma semana no Hospital Santa Cruz, por causa de problemas circulatórios. Ela morreu na noite desta segunda-feira. O velório e o enterro de Nice Braga foram realizados no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Estiveram presentes no velório o empresário e ex-governador Paulo Pimentel, o senador Álvaro Dias, o pré-candidato ao governo estadual Beto Richa e sua mulher, Fernanda Richa, e o presidentes estadual do PPS Rubens Bueno.
Parabólica
O clube concórdia em Curitiba será sede do Congresso da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) entre hoje e sexta-feira . O tema deste ano será Vereadores e comunidade: construindo uma agenda empreendedora. A inscrição é gratuita para vereadores de todo estado. Em 2009, a Uvepar reuniu uma média de 400 vereadores em seus eventos
Em alta
O governo vai definir e fiscalizar as tarifas de cartão de crédito. A decisão foi tomada após reunião do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. De acordo com o ministro, a resolução do CMN será alterada.
Em baixa
A Promotoria de Justiça de Campina da Lagoaajuizou ontem ação civil pública contra o Estado para cobrar investimentos em segurança pública. Os três municípios que integram a comarca – Campina da Lagoa, Nova Cantu e Altamira do Paraná – não dispõem de delegado de polícia ou carcereiro.