Em maio de 2007, Requião e seus áulicos deixaram o Palácio Iguaçu – fechado para reforma – e estrearam o Palácio das Araucárias. Ontem, 30 meses depois, o governo anuncia, via Agência Estadual de Notícias, que “Cinco empreiteiras são classificadas na licitação para reformar Palácio Iguaçu”. Segundo a AEN, “a empresa vencedora da concorrência pública terá 270 dias para executar a reforma, a partir da assinatura do contrato e da ordem de serviços”. Ou seja, Requião, que deixa o governo em abril para cuidar da candidatura ao Senado, não desfrutará do conforto das novas acomodações.
Curto-circuito
Presidente em exercício do PDT estadual, o deputado Augustinho Zucchi, tentou ontem evitar comentar a aproximação cada vez maior entre o PSDB do prefeito de Curitiba, Beto Richa – antigo aliado do senador e pré-candidato de seu partido ao governo, senador Osmar Dias – e o PMDB do governador Roberto Requião. Mas deixou escapar uma impressão no mínimo curiosa sobre o “namoro” entre tucanos e peemedebistas: “acredito que vai terminar em curto-circuito”, disse, em tom enigmático.
Formalização
Os presidentes dos diretórios do PMDB do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registram oficialmente na próxima terça-feira em Brasília, a pré-candidatura do governador Roberto Requião, à Presidência da República. Segundo o presidente do PMDB do Paraná, deputado estadual Waldyr Pugliesi, o grupo levará ainda ao presidente nacional licenciado do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), a moção de apoio à candidatura de Requião, assinada por lideranças de 15 diretórios estaduais no encontro do último sábado em Curitiba. É esperar para ver.
Data
Em reunião na noite de segunda-feira, a Executiva Estadual do PMDB decidiu consultar o governador Requião e o vice-governador Orlando Pessuti, sobre a data da convenção para a eleição da nova direção do partido no Paraná. Por decisão da Executiva Nacional, as convenções estaduais devem acontecer até no máximo dia 20 de dezembro. A tendência é que o deputado Waldyr Pugliesi continue na presidência da legenda no Estado.
Bate e volta (I)
Ontem, na “escolinha” de Governo, o alvo do governador Roberto Requião (PMDB) foi o ex-aliado Paulo Pimentel. O governador acusou Pimentel de ter dado prejuízo à Fundação Copel ao não retirar investimentos do Banco Santos. Logo depois, em entrevista à Rádio CBN, Pimentel não deixou por menos: “Requião não é maluco como acredita a opinião pública. Ele é safado. Sua debilidade mental é usada para fazer maldade. Eu me arrependo de ter trabalhado com ele e de tê-lo ajudado a se eleger”, disse ele. “ Minha ficha é mais limpa que a dele. Não tenho mácula na vida pública”.
Bate e volta (II)
“O governador Roberto Requião parece não estar preocupado com as multas recebidas da Justiça pelo mau uso da TV Educativa. Continua usando a “escolinha” para criticar adversários políticos e desviar o foco dos problemas que rondam sua administração”, disse o líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM), após os ataques promovidos por Requião ao ex-governador Paulo Pimentel.
Águas vão rolar
O vereador Celso Torquato (PSB) causou ciumeira ontem na Câmara ao anunciar que os membros da base aliada vão se reunir com o prefeito Beto Richa (PSDB) para discutir a dragagem dos rios para evitar enchentes. Caíque Ferrante (PRP), que é relator da Comissão das Águas, se queimou e disse que essa atribuição seria dos membros da Comissão.
Pontes
A Comissão de Águas aliás tem reunião marcada para a próximo quinta-feira, às 14 horas, com representantes da diretoria do Departamento de Pontes e Drenagens de Curitiba.
Identificação
A obrigatoriedade de identificação fotográfica dos frequentadores de bares e casas noturnas em Curitiba foi aprovada por unanimidade, também em segundo turno, ontem, na Câmara de Curitiba. A proposta, de autoria do vereador Roberto Aciolli (PP), que pretende oferecer mais segurança à população, segue agora para o Executivo. Se o projeto for sancionado pelo prefeito Beto Richa, donos de bares, casas noturnas e similares terão 180 dias após a publicação da lei para se adequarem às normas.
Fumódromos
O vereador Juliano Borghetti (PP) afirmou ontem que vai apresentar uma emenda na Câmara de Curitiba para flexibilizar a lei antifumo e liberar os fumódromos. A reação contrária foi imediata. Celso Torquato (PSDB) sentenciou: “A lei antifumo já não pertence mais a nós. Pertence a sociedade curitibana, que aderiu a tendência mundial de restringir as consequências do fumo”.
Frase do dia
Não dá nem para imaginar um presidente da República que promete e não abaixa o preço do pedágio, nem resolve os graves problemas de segurança do Estado. Seria o caos no país
Do deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) comentou nesta terça-feira, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, os comentários que defendem a pré-candidatura do governador Roberto Requião à presidência da República.
Parabólica
O procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Álvaro Cabrini Júnior, assinaram ontem convênio que estabelece mecanismos de atuação conjunta para a fiscalização dos recursos aplicados em obras públicas. O objetivo é a melhor fiscalização de recursos públicos municipais e estaduais, tanto em relação a obras públicas, quanto ao parcelamento e uso do solo, políticas públicas relacionadas à implantação e execução dos Planos Diretores, entre outras atividades.
Em alta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou os sambistas Zeca Pagodinho e Noca da Portela para receber a Ordem do Mérito Cultural 2009, que será entregue hoje a 40 personalidades, no Rio. A homenagem é promovida anualmente pelo Ministério da Cultura.
Em baixa
Dez municípios de um total de 266 com mais de 100 mil habitantes foram considerados os principais no país em risco de violência que pode levar à morte jovens de 19 a 24 anos de idade.Entre elas está Foz do Iguaçu., segundo pesquisa Datafolha. Mais um índice ruim de segurança para o secretário Luiz Fernando Delazari digerir.