A coligação PTB-PRTB, que apóia a candidatura do deputado estadual
Fábio Camargo, continua em pé de guerra. Ontem, o vereador do PRTB
Mestre Déa informou ao presidente estadual do partido, Marino Teixeira,
em documento enviado por um motoboy, que será candidato pela coligação.
O documento inclui um termo de fidelidade e responsabilidade em que o
candidato aceita as diretrizes da chapa e o apoio a Fábio Camargo.

Adesão
O vereador Mestre Déa fazia parte do grupo do vereador Manassés
Oliveira na defesa da chapa pura, que queria a professora Marinete
Silva como candidata a prefeita. O grupo chegou a ameaçar uma
desistência em massa dos 51 candidatos a vereador do PRTB. O vereador
confirma que resolveu manter a sua candidatura, mas alega que isso não
significa adesão a Camargo. Os advogados do PTB prometem interpelar Déa
para cobrar uma posição definitiva do vereador.

Nada a declarar
A assessoria do candidato do Psol à Prefeitura de Curitiba, Bruno
Meirinho, garantiu ontem que ele entregou sua declaração de patrimônio
à Justiça Eleitoral, como prevê a lei, mas que informou não possuir
bens em seu nome. Na última quarta-feira, a assessoria do Tribunal
Regional Eleitoral (TRE), informou à reportagem do Jornal do Estado que
ele teria sido o único a não entregar o documento.
Treinamento
O PP promove encontro estadual na segunda-feira, em Curitiba, no restaurante Madalosso. O partido vai todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para palestras com especialistas em marketing político e também para receber sobre a legislação eleitoral. O presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles, estará presente no encontro.

Ficha
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, desembarca hoje em Curitiba. Recentemente, a AMB protocolou uma ação em que pede a anulação da parte da lei de inelegibilidade que determina que um político só pode ser barrado pela Justiça Eleitoral se tiver sido condenado em última instância. A ação deve ser julgada no pelo Supremo Tribunal Federal. A entidade pretende divulgar a relação dos candidatos que tenham ações penais em andamento na Justiça Federal, Estadual ou Eleitoral.

Contato
Depois do prefeito Beto Richa, a candidata do PT à prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann, colocou no ar ontem o site oficial de sua campanha na internet. O endereço privilegia o contato direto com o eleitor, que poderá se comunicar com Gleisi através de e-mails — que, segundo a assessoria da candidata, serão respondidos pessoalmente por ela.

Vice
O conselheiro Caio Soares foi eleito ontem vice-presidente do Tribunal de Contas. Ele passa a ocupar o cargo deixado pelo conselheiro Henrique Naigeboren, aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos.

Rapidez
Tão rápido quanto a eleição será a posse do novo conselheiro do TC, Maurício Requião, irmão do governador Requião. Ele assume o cargo na próxima quarta-feira.

Reservado
Com a saída de Maurício Requião do governo, assume a Secretaria de Estado da Educação Yvelise Freitas de Souza Arcoverde. Ela, porém, deve ficar pouco tempo no cargo. É que a vaga já está reservada para o ex-reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior, caso ele não consiga se eleger prefeito de Curitiba.

Em alta
Pesquisa divulgada ontem sobre as eleições presidenciais dos Estados Unidos aponta que o candidato democrata BARACK OBAMA tem vantagem de seis pontos sobre seu adversário republicano, John McCain, nas intenções de voto.

Em baixa
O SENADO decidiu ontem criar mais 97 cargos de confiança, aqueles preenchidos sem concurso público, através de nomeações políticas. Os cargos terão salários de até R$ 9,9 mil cada um, com custo anual de R$ 12 milhões aos cofres públicos.