Com o governo Requião acuado pela Justiça e obrigado a abrir os gastos de sua cúpula com diárias, viagens e outras mordomias, o assessor especial do governador e presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, tem reagido no velho estilo, tentando desqualificar os que cobram transparência do Executivo Estadual. A nova bandeira de Doático tem sido exigir a abertura das contas do deputado estadual Élio Rusch (DEM), que cometeu a ousadia de questionar os gastos do ex-deputado Rafael Greca com jantares em restaurantes de luxo, todos pagos pelos cofres da Cohapar.
Exemplo
Já que o PMDB está tão preocupado com a moralidade dos gastos de gabinete dos parlamentares, o partido poderia dar o exemplo, e abrir as contas dos deputados do partido na Assembléia. Pena que os parlamentares peemedebistas não querem nem ouvir falar nessa possibilidade. A começar pelo vice-presidente da AL, deputado Antonio Anibelli, que já confessou publicamente ser contra a proposta nesse sentido apresentada pelo governador Requião, depois que a Justiça obrigou o Executivo a divulgar suas despesas.
Vazio
A sessão de ontem na Assembléia começou com apenas seis dos 54 deputados presentes. Passada uma hora do início da sessão, 32 parlamentares apareciam como tendo registrado presença no painel eletrônico, mas apenas 17 estavam presentes no plenário quase vazio.
Reajuste
Ontem foi aprovado em primeiro turno projeto de resolução da Mesa Executiva que reajusta em 5% os salários dos servidores do Legislativo. Segundo a Casa, 600 funcionários de carreira da ativa e aposentados serão beneficiados. Ignorando as regras da própria Assembléia, a ordem do dia não trazia os pareceres das comissões sobre o projeto, nem o impacto financeiro do mesmo nas contas do Estado.
Porto
Os deputados de oposição garantem que a existência de gravíssimos problemas no Porto de Paranaguá foi confirmada ontem, pelo engenheiro naval Gert Prange que enfatizou, em reunião na Assembléia, a incompetência da administração da APPA para resolvê-los. “Não vejo alternativa a não ser convocar o superintendente do Porto, Eduardo Requião, para ouvir dele, porque até agora nada foi feito”, afirmou o líder da oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB).
Setenta
Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral cassaram, na sessão de ontem, mais quatro vereadores paranaenses por infidelidade partidária. Pedro Garcia, de Tijucas do Sul, que se elegeu pelo PMDB e foi para o PSC; João Paulo Ferreira, de Pitangueiras, que trocou o PRP pelo DEM; José Setembrino Fogassa da Silva, de Guamiranga, eleito pelo PPS; e Valmir Francisco de Lima, de Salto do Itararé, deixou o PSDB e migrou para o PSC. Com os resultados de ontem, já são 70 os vereadores infiéis do PR cassados.
Substituição
Na sessão de ontem da Côrte do TRE, Gisele Lemke assumiu o posto de juíza efetiva, em substituição ao juiz federal João Pedro Gebran Neto. De acordo com a legislação, o período de permanência na função é no máximo de dois anos.
Em alta
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) vota hoje, em decisão terminativa, projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) que moderniza a lei de transplantes de órgãos no Brasil. O projeto orbiga que hospitais grandes tenham comissão de doação de órgãos.
Em baixa
O deputado Reni Pereira (PSB) denunciou ontem o uso de policiais militares e da Força Verde – comandados pelo governo do Estado – para a aplicação indiscriminada de multa de trânsito. A operação sinaleiro” teria como intenção insuflar notícias sobre multas contra o prefeito Beto Richa .