Às vésperas da reunião da Executiva Estadual do PSDB que pode definir o candidato do partido ao governo, foi divulgada ontem pesquisa do instituto Ipespe sobre a corrida sucessória no Paraná. O levantamento, registrado no TRE sob número 494/2010, em 12/01/2010, ouviu 1400 pessoas em 30 cidades paranaenses entre os dias 8 e 12 deste mês de janeiro, e dá vantagem ao senador Alvaro Dias (PSDB). No cenário de confronto direto com Beto Richa (PSDB), Alvaro aparece com 45% contra 38% do prefeito. Contra Osmar Dias (PDT), o tucano tem 43% e seu irmão, 27%. A pesquisa tem margem de erro de 2,7%.

Dilema
Aliados de Richa interpretaram a divulgação dos números do Ipespe como última tentativa desesperada de Alvaro de virar o jogo na disputa interna, favorável ao prefeito. Já os defensores do senador apontaram os dados como comprovação de que a melhor saída para o PSDB seria escolher Alvaro, mantendo a prefeitura nas mãos de Richa, e anulando Osmar. A palavra final pode sair hoje, após a reunião da cúpula tucana.

Férias
Enquanto os tucanos se esforçam para por ordem no ninho e definir – entre Beto Richa e Álvaro Dias – o candidato do partido ao governo do Estado, o senador Osmar Dias (PDT) curte férias com a família no Chile. O pré-candidato pedetista ao Palácio das Araucárias embarcou no último sábado e só retorna no final da próxima semana.

Licitação suspensa
O juiz substituto Fábio Bergamin Capela, da 2ª Vara Cível de São José dos Pinhais, acatou mandado de segurança proposto pela TCI BPO – Tecnologia, Conhecimento e Informação, e suspendeu o pregão eletrônico da Prefeitura local para a prestação de serviços de integração, proteção e gestão da informação através da análise e mudança de processos, análise de impactos legais externos, implantação de metodologia documental, conversão do acervo físico para eletrônico e película filmográfica e implantação de segurança da informação física e eletrônica. Determinou o juiz que “os captores devem se abster de firmar contrato ou efetuar pagamentos referentes ao objeto do pregão, sob pena de nulidade”.

Registro
A empresa vencedora da licitação, Sinax Integração e Gestão de Processos, comprovou a TCI, não detém registro no Ministério da Justiça para operar com serviços de microfilmagem, condição necessária para dar garantia ao município de que todos os documentos digitalizados tenham, após este processo, fé pública e, assim, poderem ser utilizados no futuro. Além desta irregularidade, Sinax apresentou valor R$ 400 mil maior que a TCI, empresa com mais de dez anos de mercado, mais de duzentos clientes atendidos, cerca de três mil funcionários e treze unidades espalhadas pelo país.

Verdes
Dirigentes do Partido Verde do Paraná se reuniram no final de semana em Paranaguá e reafirmaram a indicação do nome do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, para disputar o governo do Estado. Ao acompanhar a senadora do PV, Marina Silva, no velório da presidente da Pastoral da Criança, Zilda Arns, neste sábado em Curitiba, Friedrich afirmou que até final de março deve anunciar se será ou não candidato. A expectativa do partido é eleger no mínimo cinco deputados estaduais e três federais.

Compensação
A União Brasileira de Municípios  informou ontem que, após muita pressão, a equipe econômica do governo da União prometeu que vai creditar o recurso extraordinário, denominado de Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), na próxima quarta-feira, nas contas das prefeituras de todo país. Esse apoio, segundo ele, se refere às perdas do FPM do ainda do mês de setembro de 2009, que será de R$ 554,2 milhões, esperado pelos Prefeitos desde novembro do ano passado. Para Leonardo Santana, presidente da UBAM, embora seja uma complementação repassada com atraso, vai aliviar um pouco a situação das prefeituras, que encerraram 2009 com o caixa no vermelho.
 
Lixão
Denúncias de moradores do Litoral e veranistas dão conta que o lixo da região está sendo recolhido e depositado no lixão sem separação entre material orgânico e reciclável. A coleta é realizada pela empresa Sotil, contratada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para prestar o serviço.

Sem saída
Projeto de lei de autoria do vereador Mario Celso Cunha (PSB), que dispõe sobre a dispensa de processo administrativo burocrático para fechamento de ruas residenciais sem saída, volta à discussão na Câmara Municipal, logo no início deste semestre. O projeto vem recebendo estudos e avaliações das comissões permanentes da Casa, mas já existe um direcionamento para aprovação, segundo a maioria dos vereadores. Pelo projeto, fica autorizado o fechamento ao tráfego de veículos estranhos aos moradores das ruas residenciais, com características de ruas sem saída de pequena circulação. A medida, porém, deve suscitar questionamentos na Justiça, já que há especialistas que entendem que ela representaria uma ameaça ao princípio constitucional do direito de ir e vir, já que as ruas, mesmo sem saída, são espaços públicos.

PARABÓLICA
  • A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), que julgou cerca de 1.600 processos durante o ano passado, volta a se reunir nesta segunda, em novo horário, a partir das 16 horas. Serão quatro sessões esta semana: dias 18, 19, 20 e 21.

Em alta
Depois de muito tempo em má fase, RONALDINHO voltou a dar show, fazendo três gols na vitória da Inter de Milão contra o Siena, ontem, aumentando as apostas sobre sua volta à Seleção Brasileira na Copa.

Em baixa
ROBINHO, promessa brasileira do Manchester City, segue sem reagir. Na derrota de sábado para o Everton, começou no banco, entrou logo aos quatro minutos, mas jogou tão mal que foi substituído na etapa final.