Enquanto o PMDB pega fogo por conta da disputa pela candidatura a prefeito em Curitiba, o candidato do governador Roberto Requião, anda viajando, literalmente. O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está em missão oficial ao Japão e a China para estreitar laços com instituições de ensino superior.
Segunda opção
Por outro lado, crescem os rumores de que o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, se filia no PMDB nesta semana. Ele seria outra opção do governador Roberto Requião para disputar a Prefeitura de Curitiba. Se acontecer, a filiação deverá ser na surdina, disse um peemedebista. O plano de Delazari é mesmo a candidatura a deputado estadual, mas não esconde de ninguém do governo que gosta de sonhar com a candidatura a Prefeitura.
Prévias
O PT, por sua vez, jé definiu quando serão as prévias para a escolha do candidato à prefeitura de Curitiba. Ficou para 10 de março do ano que vem a disputa pela indicação, que até agora tem dois concorrentes: a ex-candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann, preferida pelos caciques da legenda, e o deputado estadual Tadeu Veneri, candidato da esquerda do partido.
Acordo?
De acordo com o senador Osmar Dias (PDT) a única possibilidade de um acordo entre o governo do Paraná e o Itaú seria o pagamento da dívida. A possibilidade de negociação foi ventilada pela procuradora-geral do Estado, Jozélia Broliani na última semana. “O único acordo possível é o pagamento da dívida”, garante o pedetista.
Vistoria
O deputado Marcelo Rangel (PPS) está iniciando uma caravana pelo interior do Estado em busca de problemas na rede hospitalar. “Estou fazendo vistorias nos hospitais. Este papel de fiscal do deputado estava esquecido e estou resgatando. Em Castor, já encontrei UTIs que não estavam funcionando. Apresentei um pedido de informações sobre as obras que estão sendo feitas nos hospitais”.
Arretada
A ex-senadora e presidente nacional do PSOL Heloísa Helena, participa em Curitiba, hoje, de debate com estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) para discutir a conjuntura política nacional. A palestra é parte das atividades da semana acadêmica de Comunicação Social, organizada pelo Centro Acadêmico de Comunicação da PUC-PR (CACOM).A conferência acontece a partir das 11 horas. Às 14 horas, ela estará na Assembléia Legislativa, onde abona novas filiações.
Os sem-remédio
Hoje, uma Comissão formada por membros da Câmara Municipal de Londrina, Ordem dos Advogados doBrasil (OAB), Ministério Público e pacientes, estarão na Assembléia Legislativa para protestar contra o não fornecimento de remédios excepcionais de uso contínuo pelo Governo do Estado.o Governo tem negado o fornecimento desses medicamentos a aproximadamente 60 pacientes da cidade de Londrina. O Ministério Público, apesar de ter tentado intervir com uma liminar, teve seu pedido negado. O deputado estadual Ney Leprevost (PP) irá ocupar o Grande Expediente da sessão plenária da Assembléia para alertar as autoridades para essa situação.
Em alta
A Seção Judiciária do Paraná já disponibiliza a possibilidade de consultar os leilões marcados pela Justiça Federal diretamente pela internet, no link Leilões Judiciais (www.jfpr.gov.br/varas/leiloes). Nos editais são divulgadas as datas e locais de realização.
Em baixa
Das 35 medidas apontadas como prioritárias por deputados e senadores após os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo, em maio de 2006 e a morte do garoto João Hélio em fevrereiro, só duas foram transformadas em lei. Pior para o Congresso Nacional.