A tentativa de intimidar o Ministério Público reduzindo seus poderes de investigação e até ameaçando com a criação de uma Comissão Parlamentar Inquérito contra o órgão só demonstra que os deputados estaduais não aprenderam nada com a crise que envolve a Assembleia Legislativa. E o fato desse tipo de proposta bizarra vir à tona justamente poucos dias depois da operação de busca e apreensão de documentos no Legislativo só reforça a sensação de que os parlamentares vivem em um mundo à parte, completamente desconectado com o que a opinião pública espera deles.
Esconde esconde
Outro indício de que os deputados não entenderam ainda que os tempos mudaram, e que prevalecem as velhas práticas que só depõem contra o Legislativo é que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tenta proibir o MP de contar com o apoio de policiais em suas investigações foi apresentada sem que nenhum parlamentar fosse capaz de assumir sua autoria. Além disso, a Casa – mesmo tendo recebido oficialmente a proposta – não informa de quem é a iniciativa, nem o nome dos deputados que a subscreveram. É o velho jogo de esconde esconde que mostra a falta de seriedade da manobra.
Tiroteio
O deputado federal Dr. Rosinha (PT) classificou a PEC que proíbe a cessão de policiais ao MP como mais um ato criminoso da Assembleia. A proposta é a cara da Assembleia do Paraná: obscura. Seus autores se escondem, anônimos, atirou. Ele condenou também o aumento de R$ 37 mil para R$ 60 mil da verba para a contratação de assessores a que cada deputado tem direito.
Chumbo trocado
Questionados sobre as críticas de Rosinha, deputados estaduais reagiram acusando o petista de tentar aproveitar a crise na Assembleia para atrair holofotes. Questionaram ainda o fato do parlamentar não ter a mesma atitude de cobrança em relação aos escândalos envolvendo o seu partido.
Chapão talvez
O líder do PSB na Assembleia, deputado Reni Pereira, se reuniu ontem com o prefeito Luciano Ducci (PSB) para avaliar os caminhos do partido na eleição de outubro. O PSB está fechado para apoiar a candidatura a governador de Beto Richa (PSDB) e discute a melhor alternativa para eleger o maior número possível de representantes na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Segundo Reni Pereira, o partido tem potencial eleitoral para eleger 5 deputados estaduais e 2 federais. A intenção é não coligar na proporcional, mas na opinião do deputado, também não pode ser descartada a possibilidade de integrar o chapão que está sendo montado em torno de Beto Richa.
Colombo
O pré-candidato do PSDB ao governo, Beto Richa, recebe na próxima segunda-feira o título de cidadão honorário do município de Colombo. Vereadores de Curitiba e deputados estaduais simpatizantes da candidatura tucana já organizam uma carreata para prestigiar Richa.
Da China
O prefeito Luciano Ducci (PSB) recebeu ontem a visita do governador da província chinesa de Hainan, Wei Liucheng, que é secretário do Partido Comunista da China. O comunista explicou que os governantes chineses estão preocupados porque o crescimento econômico do país pode comprometer o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Por isso pediu ao prefeito de Curitiba informações sobre os projetos locais de desenvolvimento sustentável.
Porta em porta
Sem o mandato e a estrutura da Assembleia Legislativa, Mauro Moraes (PSDB) decidiu fazer campanha à moda antiga. Ou seja, gastando sola de sapato. O ex-deputado, que teve o mandato cassado por infidelidade partidária, está visitando 30 casas por dia em Curitiba e região metropolitana. Moraes trocou o PMDB pelo PSDB em setembro do ano passado.
PSOL
Lideranças e simpatizantes do PSOL se reúnem hoje às 14h30 em Curitiba – Conselheiro Laurindo, 655 sala 12 – para organizar a visita do candidato do partido a presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio, que deve desembarcar no Paraná no próximo dia 26.
Chapão não!
Os três representantes do PPS na Assembleia reagiram prontamente a possibilidade de coligação na proporcional com PSDB/PP e DEM. Teremos chapa completa para deputado estadual e federal. Nunca em nossas reuniões foi sequer discutida a possibilidade de formação de um chapão, garantiu Marcelo Rangel (PPS).
Frente do Tabaco
O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) foi eleito vice-presidente da Frente Parlamentar de Controle ao Tabaco, ontem, durante o lançamento dessa Frente, no Espaço Freitas Nobre, subsolo do anexo IV da Câmara. Entre os objetivos da frente, presidida pelo deputado Marçal Filho (PMDB-MS), está o estímulo à participação da sociedade nas discussões sobre o tabaco e a apresentação de propostas para modificar a legislação relacionada ao tema. A frente será composta por deputados federais, senadores e representantes de entidades da sociedade civil.
Apagão
Após a base governista derrubar três sessões, a Comissão de Minas e Energia finalmente aprovou o requerimento do deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR) solicitando audiência pública para esclarecer as causas e conseqüências do mega-apagão, ocorrido em novembro do ano passado, quando 18 estados ficaram sem energia. Sciarra convida no requerimento o presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho, e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Nelson Hubner. De acordo com Sciarra, os prejuízos diretos do mega-apagão foram imensos, e comprovou que o sistema elétrico brasileiro é frágil. O País não pode conviver com dúvidas sobre a confiabilidade deste sistema, especialmente num momento de crescimento econômico e, portanto de aumento de demanda, justificou.
Parabólica
O governador Orlando Pessuti assina hoje às 9 hora, um acordo de irmandade com a província chinesa de Hainan. O acordo estabelece a mútua comunicação no estabelecimento de relações diplomáticas entre as República Popular da China e o Brasil, com o objetivo de proporcionar relações de troca de experiências, desenvolvimento e cooperação entre os dois governos.
Em alta
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aumentou para 4,5 bilhões de barris a projeção de reservas de poço que vem sendo perfurado no pré-sal da Bacia de Santos para capitalização da Petrobras. As projeções iniciais da ANP para o poço chamado de Franco (2-ANP-1-RJS) era de 2 bilhões de barris.
Em baixa
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR) e a suplente do vereador Edir Sales (DEM) foram cassados e se tornaram inelegíveis por três anos por captação ilícita de recursos nas eleições.A decisão, em primeira instância, é da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.