Em entrevista à rádio CBN, o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), afirmou na sexta-feira, que não existe qualquer possibilidade de um acordo entre ele e o governador Requião (PMDB) para as eleições de 2010, como chegou a ser ventilado por deputados requianistas esta semana. Segundo ele, o boato não passa de “falta de notícia”, já que o relacionamento político entre ele e Requião continua sendo “zero”.


Infiéis
O TRE divulgou na última sexta-feira, o resultado dos julgamentos realizados na sessão do dia anterior, que se estendeu até depois da meia-noite. Mais seis vereadores paranaenses perderam o mandato pela acusação de infidelidade partidária. Com isso, o número de vereadores cassados no Estados chegou a 61.


Degolados
Os mais recentes degolados foram os vereadores: Augusto Diavão, de Mangueirinha, que se elegeu pelo PDT e migrou para o PTB; Marli Polato, de Porto Amazonas, trocou o DEM pelo PPS; Maria Furquim, de Altamira do Paraná, eleita pelo PDT e hoje no PSB; Elton Penteado, de Imbituva, trocou o PT pelo PSC; José Luiz Gil, de Alvorada do Sul, deixou o PMDB e foi para o PSDB; e Jorge dos Santos Pereira, de Jataizinho, eleito pelo PP e hoje no PDT.


Absurdos
Segundo o deputado estadual Reni Pereira (PSB), 90% dos projetos que passam pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa são rejeitados por inconstitucionalidade. Os erros são graves, porque muitos parlamentares não têm idéia sobre legislação. Há casos de lei para regular o mercado financeiro, lei para elevador, para animal de circo, animal doméstico.


Complicado
O PT  anda descontente com as negociações com o PMDB. Quer negociar com o governador Roberto Requião as possíveis alianças. Acha que quem está conduzindo as negociações não tem experiência. Leia-se, João Arruda, Doático Santos e o líder do governo na Assembléia Legislativa, Luíz Cláudio Romanelli.


No páreo do STJ
Tem paranaense no páreo para as duas vagas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É Marcus Vinicius de Lacerda Costa, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Na mesma lista, elaborada pelos ministros do STJ, estão os nomes de Luiz Felipe Salomão, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro,  Geraldo Og Niceas Fernandes, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco e  e Dácio Vieira, desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolher os dois nomes.


Reforma Tributária (I)
A Comissão Especial da Reforma Tributária vai levar o debate do assunto para diversas cidades do País. Para isso, estão previstos no calendário encontros regionais em pelo menos seis cidades brasileiras. Nesses encontros, deputados federais, estaduais e representantes da sociedade civil poderão participar das discussões sobre a proposta.


Reforma Tributária (II)
A agenda aprovada confirmou a primeira reunião na sexta-feira (16) no Espírito Santo. Rio de Janeiro e Ceará recebem a visita da comissão nos dias 21 e 30 deste mês. O local e a data das outras reuniões externas não foram definidos. O Paraná, junto com  Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo, pleiteiam as vagas restantes. A definição deve ser votada nesta semana.


Em alta
Somente nestes quatro primeiros meses de 2008, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Curitiba já quase atingiu o número de atendimentos realizados em todo ano passado (63,8 mil). Em 2008, a marca já supera 60 mil. A estimativa é de que apenas na última semana, cerca de 20 mil eleitores tenham sido atendidos.


Em baixa
A Justiça determinou na sexta-feira o afastamento do prefeito Juvenal Taborda de Miranda, de Laranjal. Ele deve ficar fora do cargo por pelo menos 15 meses ou até a conclusão do processo em que por improbidade administrativa.O prefeito estaria ameaçando os denunciantes.