A Proteste analisou lotes das 20 principais marcas de café torrado e moído disponíveis no mercado a fim de avaliar a qualidade. Não foram aceitas amostras grátis de fabricantes, de acordo com as informações do estudo. A parte boa do estudo é que nenhuma das marcas foi reprovada, mas classificadas de acordo com determinados critérios, dentre eles preço.

As marcas melhor avaliadas com o selo de Excelente Qualidade foram Melitta Tradicional, Pimpinela, 3 Corações, Qualitá, Aro, Maratá, Café Brasileiro, Pilão, Moka, Bom Jesus, Caboclo, Giro Café, Diplomata e Café Pelé. Selo de Boa Qualidade Capital e Canecão. Selo e Qualidade Média, Carrefour, Bom Dia, Canaan e Jardim.

O teste foi realizado por laboratório devidamente credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A metodologia de análise seguiu às legislações aplicáveis conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Dessa forma, foram analisadas a rotulagem, higiene, analise físico-químicas e análise sensorial, com metodologia validada pela Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic)) e verificou a Qualidade Global da bebida.



Dicas para escolher um bom café

Quando for comprar o café, fique de olho nos seguintes aspectos:

  • Escolha o café que tenha sido produzido há, no máximo, três meses;
  • Opte por embalagens pequenas de café, a fim de consumir rapidamente e impedir que as propriedades sejam alteradas;
  • Verifique a condição da embalagem. Não pode estar com rasgos ou furos;
  • Verifique a presença do Selo de Pureza da ABIC estampado nas embalagens dos cafés. A ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café) possui um programa que monitora se o café é puro, sem adulteração ou misturas, oferecendo segurança, qualidade e respeito ao consumidor;
  • Escolha a categoria de café que mais lhe agrada! É possível ver no selo da ABIC também a classificação das categorias do café Tradicional, Superior, Gourmet e não recomendada para consumo.


SAIBA

Como armazenar para Café Torrado e Moído
A forma como se conserva o café pode ser um determinante na qualidade da sua bebida. Portanto, guarde o café em local seco e fresco distante da incidência de luz solar e de produtos que possam alterar o seu aroma, como por exemplo, temperos, produtos de limpeza e de higiene.
Depois de aberto, mantenha o pó na própria embalagem utilizando um prendedor ou o transfira para um recipiente escuro que seja hermeticamente fechado, a fim de impedir a entrada de ar, luz e umidade. Continue guardando o café na despensa após aberto e evite a geladeira! Há quem diga que o café pode durar mais tempo sob refrigeração, mas, na verdade, esse tipo de armazenamento pode levar ao aumento da umidade. A umidade ocasiona, a partir de um determinado teor, a aglomeração e posteriormente o desenvolvimento microbiano, além de acelerar o processo de deterioração do café.