Honduras tira a “virgindade” da Arena, mas Equador vence de virada

Com dois gols de Enner Valencia, equatorianos se mantém vivo na luta pela classificação

Redação Bem Paraná

Curitiba não está mais no “zero”. Na noite fria desta sexta-feira (20), Equador e Honduras protagonizaram uma partida movimentada na Arena da Baixada, bem diferente daquela que os curitibanos viram entre Nigéria e Irã. Costly abriu o placar para os hondurenhos, mas Enner Valencia, com dois gols, garantiu a vitória dos sul-americanos, que se mantém vivos na luta pela classificação às oitava-de-final do Mundial.

Com o resultado, o Equador assume a segunda posição no grupo E. Tem 3 pontos, como a Suíça, mas está melhor no saldo (zero, contra -2). Já Honduras segue sem pontuar, mas ainda tem chance de se classificar: precisa vencer os suíços e torcer por uma derrota dos equatorianos diante da França, líder do grupo com seis pontos. Na ultima rodada do grupo, o Equador enfrenta a França, no Rio de Janeiro, ao passo que a Suíça duela contra  Honduras, em Manaus. Os dois jogos serão no dia 25.

A partida ocorreu sob os olhos do presidente da Fifa Joseph Blatter. Ele estava presente à Arena da Baixada. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tambem era aguardado, mas não apareceu.

A partida foi bastante equilibrada, com Honduras mais ofensiva. Os hondurenhos tiveram 49% de posse de bola, ao passo que o Equador somou 51%. Nas finalizações, vantagem para os caribenhos: 16 (9 no alvo, das quais uma entrou) contra apenas oito dos equatorianos (cinco no alvo, sendo que duas entraram).

No primeiro jogo que recebeu nesta Copa, Curitiba não registrou gols. Irã e Nigéria empataram em 0 a 0, na segunda-feira (16). Ao todo, 39.224 torcedores viram o triunfo do Equador na Arena. A cidade ainda terá mais duas partidas: Espanha x Austrália (no dia 23) e Rússia x Argélia (no dia 26).

Os hondurenhos, ao menos, conseguiram evitar um recorde negativo. Se ficassem até os 38 minutos do primeiro tempo sem marcar gol, bateriam a marca de equipe que ficou mais tempo sem balançar as redes. A marca pertence à Bolívia, com cinco jogos inteiros e mis 67 minutos. Como Costly abriu o placar aos 31 minutos, Honduras ficou apenas cinco jogos e 61 minutos sem gol.

Jogo

O jogo parecia que teria violência, já que a primeira falta saiu aos 6 segundos de jogo. Os dois times jogaram no 4-4-2, mas Honduras era mais incisiva. E, aos 31 minutos, Costly aproveitou uma falha de Guagua e ficou livre para finalizar à direita do goleiro Dominguez.

Contudo, o Equador empatou três minutos mais tarde. Paredes fez boa jogada pela direita  chutou cruzado. A bola bateu na zaga hondurenha e parecia sair em escanteio, mas Enner Valencia acreditou na jogada, correu à pequena párea e mandou para dentro.

No fim da primeira etapa, Honduras chegou a marcar um gol, mas o árbitro Benjamim Williams anulou ao flagrar toque de mão de Bengtson.

Na etapa final, Honduras chegou a ter outro gol anulado, com o mesmo Bengtson. Mais bem postado em campo, o Equador virou o jogo aos 20 minutos. Walter Ayoví cobrou falta para a área e Enner Valencia, na risca da pequena área, cabeceou à esquerda do goleiro Valladares.

Honduras pressionou até o fim, em busca do empate. Mas foi o Equador quem marcou. Antonio Valencia aproveitou falha de Garcia e cruzou para Enner Valencia completar. Contudo o árbitro viu toque de mão de Antonio na jogada e anulou. 

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

1 -Falta para a área de Honduras, Caicedo cabeceia e Valladares pega

6 – Boniek Garcia mata no peito e chuta a gol. Dominguez pega

8 -Noboa cobra a falta e acerta a barreira. Na sobra, Walter Ayovi chuta para fora

13 – Boniek Garcia cruza e Costly sofre carga de Paredes na área. O árbitro manda o jogo seguir

15 – Costly chuta de longe. A bola sai à direita do gol

19 – Enner Vaneica recebe lançamento de Erazo, fica na cara de Valladares e finaliza torto, por cima do gol

27 – Após escanteio, Bernardez cabeceia com perigo. A bola sai à esquerda

31 – Gol de Honduras. A defesa lança a bola para a frente. Guagua falha e Costly domina a bola e bate à direita do goleiro

34 – Gol do Equador. Paredes faz a jogada pela direita e bate torto. Enner Valencia surge na pequena área e finaliza para dentro

42 – Ayoví bate escanteio, Noboa desvia no primeiro pau e Caicedo, na segunda trave, erra o cabeceio

45 – Após o escanteio, Bengtson erra o cabeceio de frente oara o gol e perde boa chance

46 – Após cruzamento, Costly cabeceia e a bola bate no travessão. Bengtson, impedido, desvia a bola com a mão e marca. O árbitro anula o gol

Segundo tempo

6 – Noboa arrisca de longe e manda a esquerda do gol

1 – Beckles recebe de Espinoza e bate no ângulo. Dominguez voa e pega

14 – Bengtson recebe, gira e chuta, Dominguez defende no cantinho esquerdo

15 – Após escanteio, Claros fica com a sobra e bate forte, mas para fora

16 – Paredes cruz e Erazo cabeceia com perigo, mas por cima do gol

17 – Outro gol anulado de Honduras, Bengtson estava impedido quando recebeu a bola e rolou para Costly marcar

20 – Gol do Equador. Ayoví cobra falta lateral para a pequena área. Enner Valencia cabeceia para baixo e marca

29- Figueroa cobra a falta e manda longe do gol

33 – Costly faz o pivô e serve Espinoza, que arremata por cima do gol

40 – Enner Valencia cobra falta frontal e Valladares defende em dois tempos

41 – Figueroa arremata com perigo, mas por cima do gol

47 – Enner Valencia marca para o Equador, mas o árbitro anula, ao marcar falta na origem da jogada, com Antonio Valencia