Filmes-Ghost
Molly (Demi Moore) e Sam (Patrick Swayze) em ‘Ghost’ (foto: divulgação / Paramount)

‘Ghost’ era para ser um romance despretensioso, mas fez um estrondoso sucesso de bilheteria, graças principalmente à propaganda boca-a-boca — muito antes do conceito de “viral” nas redes sociais. Muitas pessoas foram aos cinemas várias vezes para ver o filme, a ponto da Paramount, o estúdio, querer saber o porquê. Em Curitiba, ‘Ghost’ ficou em cartaz por pelo menos 52 semanas — o extinto cine Lido 1 o exibiu por mais de nove meses seguidos, quase sempre com público de razoável a bom. O casal Sam e Molly arranca suspiros, mas é a personagem de Whoopi Goldberg que rouba a cena.

  • Ano: 1990. Direção: Jerry Zucker. Com Patrick Swayze, Demi Moore, Whoopi Goldberg.

Sinopse

Sam (Patrick Swayze) é assassinado na frente da sua namorada, Molly (Demi Moore), em um assalto. Sua alma consegue se comunicar com uma mulher chamada Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg) que a princípio parece ser uma vidente trambiqueira, mas que descobre ter poderes para falar com quem está do outro lado da vida.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.