MUV desembarca no Litoral do Paraná para falar da história da cultura negra para estudantes da rede pública

Da assessoria

Cindy Napoli

Estudantes da rede pública de Morretes, no litoral do Paraná, vão encerrar o ano com a presença mais do que especial do MUV, o Movimento Uniformemente Variado. Eles terão acesso a uma programação artístico-educacional voltada à valorização da cultura negra. O projeto “O Som do MUV e a música negra nas escolas estaduais” estará na cidade nos dias 12 e 13 de dezembro, das 19h às 23h, no Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga.

A participação dos estudantes é gratuita e tem o apoio da Copel através do Profice, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná. No final de novembro o projeto já esteve em Bocaiúva e Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, e em Antonina, também no litoral.

A passagem por Morretes estava prevista logo depois de Antonina. Os músicos inclusive já estavam na cidade onde encerrariam a circulação, mas foram surpreendidos pelos transtornos causados pelas chuvas intensas que atingiram a região e tiveram que adiar o encontro para esta nova data, encerrando o ano letivo.

O SOM DO MUV

O projeto leva aos estudantes da rede pública a oficina “Som e Movimento” ministrada por Kátia Drumond, diretora artística, compositora e vocalista do MUV. Já o músico e compositor Ricardo Verocai ministra a oficina “História da Música Moderna da Periferia Urbana” ao lado de Evangivaldo Santos (contrabaixista e compositor) e Samir Souza (baterista). O encontro termina com um pocket show para a comunidade escolar.

O MUV

O MUV – Movimento Uniformemente Variado tem mais de vinte anos de estrada. O projeto musical foi criado em 1999, no Rio de Janeiro, pelo produtor musical, tecladista, compositor e arranjador Ricardo Verocai e sua parceira, a cantora, compositora e atriz Kátia Drumond. Desde 2005 o MUV migrou para Curitiba e a cada novo ciclo convida parceiros diferentes.

Na discografia do MUV constam os álbuns “Os Movimentos” (2006), “Minha Gente Brasileira” (2011) e “Acordes Daqui Música Feita em Curitiba” (2013); além dos EP’s “Guardiões do Groove” (2019) e “Bairro Black” (2021). As composições têm participações de Arthur Verocai, Carlos Dafé, Macau, Pato Banton, Paulinho Branco, Glauco Sölter, Michele Mara, entre outros.

SERVIÇO

O SOM DO MUV E A MÚSICA NEGRA NAS ESCOLAS ESTADUAIS

12 e 13 de dezembro de 2022, das 19h às 23h

Local: Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga em Morretes/PR

Participação gratuita

Mais informações: www.instagram.com/muv.brasil