UFF_divulgaçao5
Divulgação

UMA FAMÍLIA FELIZ, 15º longa-metragem dirigido por José Eduardo Belmonte que estreia nos cinemas curitibanos no próximo dia 11 de abril. O filme, que foi gravado na capital paranaense, é protagonizado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, tem produção da Barry Company, em coprodução com a Globo Filmes e Telecine, e distribuição da Pandora Filmes. A história original e o roteiro do longa são do escritor Raphael Montes (“Bom Dia, Verônica”), que também estreia como diretor-assistente. O argumento também deu origem ao livro homônimo, já disponível nas livrarias pela Companhia das Letras.
UMA FAMÍLIA FELIZ é um suspense dramático que, através das chaves do suspense e do terror, trata dos dramas da maternidade e das pressões sociais.
Assista ao trailer

“Fazer filme de gênero no Brasil, como esse suspense, ainda não é muito comum. Curti todo o processo, a equipe de talentos, e o fato de os personagens terem um mundo interno que tentam esconder o tempo todo”, comenta Gianecchini, que interpreta Vicente no longa.
Exibido pela primeira vez durante o Festival de Gramado e, depois, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o longa acompanha a história de uma família, aparentemente sem problemas, que vê tudo mudar quando Eva, papel de Grazi Massafera, é acusada de machucar suas filhas gêmeas (Luiza Antunes e Juliana Bim) e um bebê recém-nascido. Nesse momento, o véu da felicidade que os encobria começa a ser desvendado.

Sinopse
Eva acabou de dar à luz o seu terceiro filho e se depara com a angústia de uma depressão pós-parto em meio a uma vida burguesa supostamente perfeita. O ar tranquilo de sua família feliz é invadido por acontecimentos estranhos quando suas filhas gêmeas aparecem machucadas. Eva é acusada e retaliada pela comunidade. Isolada e questionada por seu próprio marido, ela precisa superar sua fragilidade para provar sua inocência e reestruturar sua família.

Ficha Técnica
Elenco principal: Grazi Massafera, Reynaldo Gianecchini, Luiza Antunes e Juliana Bim
Direção: José Eduardo Belmonte
Argumento, Roteiro e Diretor Assistente: Raphael Montes
Produção: Barry Company
Coprodução: Globo Filmes e Telecine
Distribuição: Pandora Filmes
Produtores: Juliana Funaro, Krysse Mello, René Sampaio
Produtor Associado: Jorge Furtado
Produção Executiva: Juliana Funaro, Ronald Kashima
Produtora Executiva Curitiba: Gianna Coelho
Produtora Delegada Curitiba: Diana Moro
Direção de Fotografia: Leslie Montero
Direção de Arte: Monica Palazzo, ABC
Técnico de Som Direto: Bruno Ito
Montador: Jota Santos
Produtores de Elenco: Agnaldo Baliza, Renata Dias
Supervisão de Edição de Som: Miriam Biderman, ABC
Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Reis, ABC
Composição de Trilha Musical: Julia Teles
Figurinista: Isabella Brasileiro
Maquiadora Chefe: Carol Suss

JOSÉ EDUARDO BELMONTE | Diretor
Recentemente nomeado membro da academia do Emmy, com quase 30 anos de carreira, José Eduardo Belmonte ingressou no curso de cinema da UNB em 1988, tendo como professores Armando Bulcão e Nelson Pereira dos Santos, com quem colaborou no filme “A Terceira Margem do Rio”. Começou no audiovisual como diretor de clipes na chamada Era MTV. Realizou seis curtas-metragens, com destaque para “5 filmes estrangeiros” (1997), que ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília e o Especial do Júri em Gramado, e “Tepê” (1999), que ganhou os mesmos prêmios em ambos os festivais, bem como no de Vitória. Estreou como diretor de longas-metragens com o drama “Subterrâneos” (2003). Na sequência, “A Concepção” (2005) foi indicado ao prêmio de Melhor Filme e conquistou o troféu de Melhor Montagem – assinada pelo próprio diretor, ao lado de Paulo Sacramento – no Festival de Brasília. Um ano depois de “Meu Mundo em Perigo” (2007), lançou o drama “Se Nada Mais Der Certo” (2008), premiado no Festival do Rio (Melhor Filme, Atriz e Roteiro, este último também assinado por Belmonte), no Cine Ceará (Melhor Filme e Melhor Ator) e no Festival do Cinema Brasileiro em Paris (Prêmio do Júri). Em 2012, lançou “Billi Pig” e “O Gorila”, seu primeiro suspense. Em 2014, estreou o filme de ação policial “Alemão”, que levou um milhão de espectadores aos cinemas e foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor Filme/ Minissérie para TV. Assinou a direção geral e quatro episódios da série de drama e fantasia “O Hipnotizador”, da HBO, exibida nos Estados Unidos. Em seguida, realizou a comédia dramática “Entre Idas e Vindas” (2017). Exerceu a função de diretor artístico na TV Globo e esteve à frente das séries “Alemão – Os Dois Lados do Complexo” (2016), finalista do Emmy, e “Carcereiros”. Essa última, lançada em 2017 e premiada no MIPDrama Screenings do Festival de Cannes como Melhor Série Internacional de Drama, foi posteriormente lançada nos cinemas no formato de longa-metragem. Baseado nos causos que Ariano Suassuna contava nas suas aulas-espetáculo, “O Auto da Boa Mentira” foi lançado em 2021 no formato de longa-metragem e também virou série na TV Globo com o nome de “Histórias Quase Verdadeiras”. Os mais recentes projetos do diretor são os longas “Alemão 2” (2022), que traz no elenco Vladimir Brichta, Gabriel Leone e Leandra Leal; “As Verdades” (2022), estrelado por Lázaro Ramos, Bianca Bin, Drica Moraes e Thomás Aquino; “O Pastor e o Guerrilheiro” (2023), com Johnny Massaro, César Mello e Julia Dalavia; além da série “Vizinhos” (2023), produzida pelo Canal Brasil; e o longa “Uma família feliz”, escrito por Raphael Montes e estrelado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, ainda inédito. O diretor também está montando seu novo filme, a coprodução internacional “Almost Deserted”, estrelada por Angela Sarafyan, Daniel Hendler e Vinícius de Oliveira.

BARRY COMPANY | Produtora
A Barry Company é uma produtora independente, com grandes realizações em cinema e televisão. Produziu filmes e séries bem-sucedidos e premiados, a exemplo do longa-metragem “Eduardo e Mônica”, segunda maior bilheteria do cinema nacional em 2022, o mais assistido na plataforma Globoplay, além de selecionado e premiado em festivais nacionais e internacionais, e “Faroeste Caboclo”, também dirigido por René, e que levou mais de 1,5 milhão de espectadores ao cinema, sendo também premiado em festivais nacionais e internacionais.
Mais uma grande produção é o drama policial “Impuros”, série de língua não inglesa mais assistida na plataforma STAR+ na América Latina, que rendeu duas indicações ao Emmy e acaba de encerrar as filmagens de sua quinta temporada, em parceria com a Disney.
A Barry Company acabou de finalizar o longa “Uma Família Feliz”, dirigido por José Eduardo Belmonte com roteiro de Raphael Montes. O longa está na Competição do Festival de Gramado, com estreia prevista para março de 2024. Atualmente está finalizando uma série de comédia romântica com a Disney / Star+, estrelando Bruna Marquezine e Sérgio Malheiros e desenvolvendo uma trilogia de longas com a Amazon.

GLOBO FILMES | Coprodutora
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.

TELECINE | Coprodutora
Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o “Seu Momento Cinema” como, quando e onde quiser.

PANDORA FILMES | Distribuidora
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho.
Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Pedro Serrano e Gabriela Amaral Almeida.