A prefeitura de Curitiba abriu logo cedo, na Boca Maldita, as comemorações do Dia Internacional da Mulher, com uma série de atividades em barracas organizadas pela Secretaria Municipal da Saúde e Comissão de Saúde da Mulher.

Equipes da secretaria vão passar o dia na Boca Maldita prestando orientações em questões como violência contra a mulher, DST/AIDS, aleitamento materno e medidas de prevenção da mortalidade materna e fazendo exames de de saúde, como de prevenção ao câncer, e medição de pressão arterial.

A aposentada Nacyr Bueno, de 66 anos, que mora em Paranaguá, ressaltou a importância das orientações sobre prevenção do câncer do colo do útero e mama. “Com atividades como estas é possível detectar com antecedência, principalmente pelo auto-exame, problemas futuros que podem acontecer com as mulheres”, disse. “Eu faço exame a cada seis meses embora saiba que muitas mulheres ainda não o fazem. É importante esta ação da prefeitura para conscientizar todas nós no dia de hoje”, completou.

A barraca da Rede Feminina de Combate ao Câncer atendeu mulheres em dois consultórios montados na própria rua para ensiná-las a fazer o auto-exame preventivo do câncer de mama. Mulheres que apresentarem sinais de alteração da mama durante o exame serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima da residência.

Maria de Lourdes Girotto, de 55 anos, voluntária da Associação das Amigas da Mama, destacou a importância de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. “Eu tive câncer há seis anos e me sinto na responsabilidade de ajudar outras mulheres”, disse.

Participam ainda das atividades o Fórum Popular de Mulheres, a Central Geral do Trabalhadores (CGT) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o Centro de Planejamento Natural da Família, universitários das áreas de enfermagem, medicina, nutrição da PUC, Tuiuti e da Federal além da voluntárias Amigas da Mama.

Estão programadas, até às 17 horas, palestras educativas e exames preventivos de câncer de mama, colo de útero e de boca. Também estão sendo exibidos vídeos educativos, distribuídas mudas de flores e sorteio de brindes.