A Secretaria da Segurança Pública do Paraná homenageia a mulher, neste dia 8 de março, reforçando a equipe de policiais da Delegacia da Mulher de Curitiba. Uma nova delegada, uma investigadora e quatro policiais militares passam a integrar a equipe da Delegacia. Também será enviada uma nova equipe de PMs para a Vara Especializada em Delitos Relativos à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. “Este reforço tem como principal objetivo realizar um trabalho integrado entre a Delegacia e a Vara da Mulher, que foi recentemente criada. Queremos garantir mais qualidade e rapidez nos processos”, disse o secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari.

De acordo com a delegada titular da Delegacia da Mulher de Curitiba, Darli Rafael, o reforço vai melhorar a qualidade do serviço prestado pela delegacia. “Uma equipe maior garante um trabalho mais ágil e eficiente. Este investimento é muito bem-vindo e chega em um dia muito especial”, disse a delegada. Ainda de acordo com Darli Rafael, o número de atendimentos na delegacia tem crescido.

Em novembro do ano passado, foram registrados 262 atendimentos pela delegacia. Em dezembro este número passou para 288 e em janeiro deste ano houve 386 registros. “Elas estão cansadas de serem vítimas, por isso estão tomando coragem de registrar queixas”, diz a delegada. A delegada orienta que em qualquer tipo de violência, seja física ou moral, a denúncia deve ser feita o mais rápido possível, para evitar que as evidências que comprovam o crime sejam perdidas.

A Vara Especializada em Delitos Relativos à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, recentemente criada em Curitiba, ganhou uma equipe formada por policiais militares. Os policiais foram colocados pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná à disposição do órgão para atender pedidos determinados pela Vara.