No mês em que o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher, o Festival de Teatro de Curitiba (FTC) abre os palcos da cidade para apresentações que irão mergulhar no complexo mundo feminino. Incluindo peças da Mostra Oficial e do Fringe, são 17 opções de espetáculos, em dias e horários alternados, durante o Festival.

A tragédia Antígona Reduzida e Ampliada é resultado de noves meses de trabalhos de releitura da história grega escrita por Sófocles em 450 a.C. O monólogo/comédia Apareceu a Margarida traz o mundo de uma professora ameaçadora, que adora abusar do poder e humilhar seus alunos, porém, no fundo revela-se uma mulher solitária. Também a solidão, a loucura, a morte e a esperança femininas são evidenciadas no drama-poético Áridas Flores.

O sonho e a realidade de meninas que querem trabalhar como modelo são as bases da peça As Super Poderosas. Já a realidade de uma mãe que planeja o rico futuro de suas três filhas é contada na comédia de rua Belelê Balaio. Os segredos femininos revelados apenas ao espelho, ou nem mesmo para ele, são o tema de Coisas Incríveis Mantidas em Segredo até Então. De problemas domésticos a drama existenciais, como dietas milagrosas, é formado o enredo da comédia D Graça.

O relacionamento sufocante e conturbado entre uma mãe possessiva, velha e doente, e uma filha submissa é retratado em Dorotéia Vai à Guerra. As hilariantes fofocas e experiências trocadas dentro de um salão de beleza são contadas Entre Lágrimas e Cutículas.  Manual Prático da Mulher Desesperada apresenta, em um dos bares de Curitiba, uma visão tragicômica do desespero de uma mulher solteira em noite de sábado. O Chá também revela vulnerabilidade, tristeza e solidão nas mulheres, porém, nas da alta sociedade.

A homossexualidade feminina é enfocada na peça Será que sou? (Versão Feminina). Uma outra Canção fala dos momentos de transformação emocional da mulher e Vidas Cíclicas da construção e reconstrução da vida.

O mundo sofrido da prostituta que luta por dignidade é mostrado de forma divertida nas peças O Monólogo da Puta no Manicômio e A Chegada da Prostituta no Céu. Enfim, o título O que as Mulheres Pensam sobre Sexo instiga e fala por si só.

A viagem ao interior inconstante e belo das mulheres terá início no dia 22 de março e poderá ser visto até primeiro de abril em teatros, bares e ruas de Curitiba. Confira a programação completa no site www.festivaldeteatro.com.br.