image-15
Helena (Vera Fischer) engravida para ter um bebê compatível com a medula para o transplante de Camila (Carolina Dieckmann). Foto: reprodução TV Globo

O renomado roteirista Manoel Carlos ficou conhecido por suas Helenas e cenários no Leblon, no Rio de Janeiro. Entre belas cenas na praia e nas passagens da cidade bonita, as novelas do autor foram um sucesso na Globo, também pelas cenas emocionantes. Na internet, principalmente no TikTok, o autor fez sucesso até mesmo entre os jovens, que compartilhavam vídeos, musicados por uma boa bossa-nova e com o texto: POV – vivendo como uma Helena de Manoel Carlos. A brincadeira viralizou nas plataformas e trouxe de volta os bons sentimentos das novelas de Maneco.

Na última sexta (3), o autor ganhou o episódio de Tributo na emissora, e aqui também decidimos relembrar os maiores sucessos do grande Manoel Carlos.

Leia também

1 – Por amor

image-14
Reprodução: Memória Globo

A novela foi lançada com a provocação: o que você faria por amor? Helena, novamente interpretada pela musa de Maneco, a grande Regina Duarte, prova ser capaz de abrir mão da maternidade pelo amor à filha. Ela e Maria Eduarda (Gabriela Duarte) engravidam simultaneamente e vão à maternidade juntas. Quando Eduarda perde o bebê e descobre que não pode mais ter filhos, Helena age por impulso e troca as crianças. O segredo é revelado no desfecho da trama, quando Eduarda lê o diário da mãe.

Saiba os bastidores da super transmissão do show da Madonna na multiplataforma da TV Globo

Destaque para a inesquecível vilã ácida, Branca Letícia de Barros Mota, que deixou sua marca na carreira de Susana Vieira. E ainda para o casal Nando (Eduardo Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz). Um detalhe interessante é que Manoel Carlos sempre apreciou os roteiros com mãe e filha, as histórias eram marcantes e emocionavam o público.

2 – Laços de Família

image-15
Foto: reprodução TV Globo

Como não lembrar de Carolina Dieckmann raspando o cabelo em Laços de Família? Com a presença de mais uma Helena em sua trama, agora com Vera Fischer no papel da mãe de Camila (Carolina Dieckmann), Maneco destaca novamente o amor incondicional de uma mãe por sua filha. Helena renuncia ao amor do jovem médico Edu (Reynaldo Gianecchini) em favor de Camila, que se apaixona por ele. Quando Camila é diagnosticada com leucemia e necessita de um transplante de medula, Helena abre mão de outro amor, o de Miguel (Tony Ramos), para engravidar de Pedro (José Mayer), o verdadeiro pai de Camila, e assim salvar a vida da filha.

3 – Mulheres Apaixonadas

image-16
Foto: reprodução Memória Globo

Numa crônica urbana e realista sobre relações familiares, o amor e a mulher foram o cerne das discussões. Em “Mulheres Apaixonadas”, Helena (Christiane Torloni), César (José Mayer) e Luciana (Camila Pitanga) protagonizam um intrincado triângulo amoroso, envolvendo segredos e dramas familiares. A estreia de Bruna Marquezine nas novelas, como Salete, marcou a trama. Questões polêmicas, como a violência urbana – destacada pela morte da mãe de Salete num tiroteio -, a violência doméstica e os maus-tratos aos idosos, também foram abordadas.