
O Athletico Paranaense disputa a final da ex-Copa Suruga, agora chamada de J.League YBC Levain Cup/ Conmebol Sudamericana Championship, nesta quarta-feira às 7h (horário de Brasília), no BMW Hiratsuka Stadium, contra o Shonan Bellmare. A disputa, que ocorre em jogo único, é entre os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa J. League.
O adversário do Athletico, o Shonan, está em 11º lugar entre os 18 participantes da J-League, a primeira divisão do Japão. Os principais destaques da equipe são japoneses e nunca atuaram pela seleção do país asiático.
Entre os cinco estrangeiros que atuaram pelo clube na atual temporada, só o zagueiro Leandro Freire, 29 anos, ex-Paraná Clube, se firmou. Ele é titular absoluto da equipe.
O zagueiro brasileiro Rafael Dumas 24 anos, ex-Figueirense, deixou o clube no final de julho, após atuar por apenas 26 minutos nos últimos seis meses no Japão.
O centroavante Crislan, 27 anos, chegou ao Shonan em 18 de julho, emprestado pelo Braga, de Portugal. Ele se recuperou de uma cirurgia no joelho há pouco tempo e só estreou no último sábado, entrando nos minutos finais da vitória por 3 a 2 sobre o Kashima Antlers. Crislan defendeu o Athletico Paranaense em 2013 e 2014, atuando no sub-23 na maior parte do tempo. No total, somou sete gols e 24 jogos pelo clube paranaense.
O meia brasileiro Leleu (26 anos, ex-Atlético-MG) é outro que teve uma passagem rápida pelo Shonan Bellmare na atual temporada. Disputou apenas cinco partidas (marcou dois gols) e deixou o clube.
O quinto estrangeiro é o atacante turco Ömer Tokac, 18 anos, revelado na base do Bayer Leverkusen, da Alemanha. Ele só ficou 23 minutos em campo até agora.
ESTRELAS
Investir em estrangeiros, porém, não garante o sucesso na J-League. O Visse Kobe é o principal exemplo. O clube conta com os meias Iniesta (35 anos) e Samper (24) e o atacante David Villa (37), todos ex-Barcelona. Além do alemão Lucas Podolski (34), do atacante brasileiro Wellington (31 anos, ex-Inter) e do zagueiro brasileiro Dankler (27 anos, ex-Botafogo). No entanto, a equipe está em 15º lugar, perto da zona de rebaixamento.
O líder da J-League é o Tokyo, que conta com três brasileiros: os atacantes Jael (30 anos, ex-Grêmio) e Diego Oliveira (29 anos, ex-Ponte Preta e Paraná Clube) e com o volante Arthur Feitoza (24 anos, ex-Marcílio Dias-SC).
Os artilheiros da J-League são Diego Oliveira e o atacante Edigar Junio, do Yokohama Marinos, ambos com 11 gols. Edigar foi revelado no Athletico Paranaense.
HISTÓRIA
O Shonan Bellmare foi fundado em 1968, com o nome de Towa Real Estate SC. Nos anos 1970, passou a adotar o nome Fujita Kogyo SC. Em 1994, virou Bellmare Hiratsuka. Só em 2000 passou a usar o nome Shonan Bellmare. Desde 1968, conquistou sete títulos: a Copa do Imperador (em 1977, 1979 e 1994), a Recopa Asiática (1995), a Copa da Liga Japonesa (2018) e a segunda divisão japonesa (2014 e 2017).
A Copa do Imperador é a principal competição eliminatória do país – equivalente à Copa do Brasil. Já a Copa da Liga Japonesa não conta com os três melhores times do país – que disputam a Liga dos Campeões da Ásia nas mesmas datas.
TÉCNICO
O Shonan é comandado pelo mesmo técnico desde 2012. É o sul-coreano Cho Kwi-jae, 50 anos, que foi zagueiro e jogou por clubes japoneses de 1991 a 1997. Como treinador do Shonan Bellmare, sofreu dois rebaixamentos, mas conquistou dois títulos da 2ª divisão, além da Copa da Liga Japonesa, em 2018.
Na atual temporada, Cho Kwi-Jae vem adotando o esquema tático 3-4-3 como base, com Yamasaki como centroavante e dois pontas (Matsuda e Taketomi). O artilheiro da equipe na temporada é o ponta Taketomi, com cinco gols em 21 jogos. Os outros atacantes, Yamasaki e Matsuda, lideram em assistências na temporada, com quatro cada.
A provável escalação para quarta-feira é Akimoto; Yamane, Leandro Freire e Ohno; Suzuki, Saito, Kaneko e Sugioka; Matsuda, Taketomi e Yamasaki.
REGRAS
A competição no Japão é disputada em jogo único. Se o placar terminar empatado, o troféu será decidido nos pênaltis. Cada equipe poderá contar com até sete jogadores no banco de reservas. São permitidas até seis substituições durante a partida.
CAMPEÕES
Clique aqui para ver a lista com todos os campeões da ex-Copa Suruga.